Notícia
Notícia
O Instituto de Educação e Pesquisa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IEP-MPRJ) organizou, nesta quinta-feira (20/04), o encontro “Pais em Paz”, que tem por objetivo capacitar profissionais de psicologia que irão atuar como multiplicadores de novas abordagens e intervenções na mediação, em casos de suspeita ou comprovada alienação parental, para garantir o direito de crianças à convivência familiar.
Durante o encontro, participantes de vários Centros Regionais de Apoio Administrativo Institucional (CRAAIs) compartilharam casos e realizaram dinâmicas e simulações sobre o tema da alienação parental. De acordo com as psicólogas Beatrice Marinho Paulo, do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE-MPRJ), e Mônica Jardim Rocha, do CRAAI – Barra do Piraí, o projeto “Pais em Paz” foi desenvolvido para servir como ferramenta de abordagem ou intervenção para os psicólogos facilitadores que promoverão a construção ou ampliação da convivência nos casos em que a relação familiar não é sadia e a criança é alienada de algum de seus genitores. O objetivo é não prejudicar o seu bem estar e consequente desenvolvimento psicossocial.
O projeto foi lançado em março deste ano pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cível (CAO Cível ), coordenado pela promotora de Justiça Luciana Maria Vianna Direito. O “Pais em Paz” surgiu da experiência da promotora de Justiça Roberta da Silva Dumas Rêgo da 3ª Promotoria de Justiça de Família do CRAAI de Duque de Caxias.
(Dados coletados diariamente)