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MPRJ participa de encontro virtual para troca de experiências sobre a atuação das ouvidorias durante a pandemia
Publicado em Tue Nov 03 13:00:20 GMT 2020 - Atualizado em Tue Nov 03 12:59:16 GMT 2020

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Ouvidoria/MPRJ, participou, no sábado (31/10), do projeto de lives da Lupa Consultoria e Treinamento em parceria com a Associação Brasileira de Ouvidores do Rio de Janeiro (ABO/RJ), com o tema “Trocas de Experiências das Ouvidorias em Tempos de Pandemia”. O encontro virtual foi transmitido pelo canal do Youtube da Lupa Consultoria.  

Participaram da live a ouvidora do MPRJ, procuradora de Justiça Denise Freitas Fabião Guasque, a especialista em Ouvidoria e Consultora Organizacional, Margareth Monteiro, e a diretora de treinamento e relacionamento empresarial da Lupa Consultoria, Lícia Neves, que mediou a conversa.  

O encontro virtual abordou o funcionamento da ouvidoria pública do MPRJ e das Ouvidorias privadas. No decorrer da conversa, Denise Fabião e Margareth Monteiros falaram sobre as experiências, oportunidades e dificuldades do universo das Ouvidorias públicas e privadas e sobre como se dá a comunicação da ouvidoria com os setores da Instituição e com as demais Ouvidorias. Discutiu-se, ainda, o impacto da pandemia da Covid-19 e como está sendo vivido o momento atual, em relação às demandas do atendimento, bem como o grau de cobrança por parte do cidadão como consumidor de produtos e serviços.

Em sua fala, a procuradora de Justiça destacou que durante a pandemia foi possível perceber que a sociedade precisa que as ouvidorias públicas e privadas pratiquem a escuta ativa e revelou que no último semestre a Ouvidoria/MPRJ registrou 13.459 comunicações. “A ideia inicial é que as ouvidorias em suas respectivas esferas de atribuição recolham todas as demandas da sociedade, mas na verdade isso requer a escuta ativa da sociedade, objetivando atender de fato o cidadão”.  

A procuradora também informou que a Ouvidoria/MPRJ foi procurada por pessoas que apresentaram demandas relacionadas a auxílio emergencial, perícia médica e problemas trabalhistas, entre outros. Nesse contexto, Denise revelou que “a grande dificuldade é pensar em ouvidorias públicas trabalhando em redes, de maneira que uma demanda que não seja atribuição do MPRJ possa ser encaminhada para o órgão que tem essa atribuição. E com isso atenderemos ao princípio da dignidade humana”, destacou. Em sua experiência como executiva em uma operadora de plano de saúde, Margareth Monteiro acrescentou que ainda se surpreende com a falta de conhecimento das pessoas em relação às ouvidorias.    

A Ouvidoria/MPRJ está de plantão durante o período em que o estado do Rio de Janeiro enfrenta o avanço do novo coronavírus e o cidadão pode contar com mais um canal de atendimento. O número de telefone (21) 993 663 100 está pronto para receber ligações de celular ou Whatsapp (também escrita). O horário de atendimento das ligações é das 10h às 16h, nos dias úteis, mas a qualquer momento o cidadão poderá mandar sua denúncia ou reclamação por mensagem através do Whatsapp.  

Entre as comunicações que o cidadão pode comunicar para a Ouvidoria estão: violência doméstica, precariedade ou falta de abastecimento de água, abuso de autoridade, atuação de milícias, dano ao meio ambiente, fraudes, descumprimento do Decreto Estadual 46970/2020, falta de água, entre outros temas.  

A Ouvidoria também recebe denúncia ou reclamação por meio do formulário disponível na página da Ouvidoria/MPRJ: www.mprj.mp.br/comunicacao/ouvidoria.

 

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