Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou, na quinta-feira (21/05), palestra com o filósofo, escritor, professor universitário, mestre e doutor em Educação Mário Sérgio Cortella, com o tema “Ética, Indivíduo e Sociedade”.
Transmitido para membros e servidores pelo Microsoft Teams e aberto ao público pelo canal do IERBB/MPRJ no Youtube, o webnário foi uma iniciativa do Centro de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (CEMEAR/MPRJ), coordenado pela procuradora de Justiça Anna Maria Di Masi, que abriu o encontro.
Cortella iniciou a palestra propondo uma reflexão sobre a ética como forma de cuidado para com a existência e o futuro da humanidade. “O futuro é o passado em preparação. Qual é o passado que nós vamos ter daqui a 20, 30 anos? Qual será o nosso legado?”, provocou o palestrante. Em seguida, fez alusão ao papel social do Ministério Público na defesa dos direitos da coletividade, citando o filósofo francês Paul Ricoeur: “ética é vida boa, para todas e todos, em instituições justas”.
Ainda na abordagem sobre o conceito de “ética”, Cortella destacou que não se trata apenas de uma reflexão de natureza abstrata, mas sim uma prática cotidiana. “A ética, enquanto um conjunto de valores e princípios, tem a finalidade acima de tudo de orientar a nossa conduta. Ética é algo exclusivamente humano no sentido de que ela pressupõe a capacidade de decidir, julgar e optar por si mesmo. A ética pressupõe acima de tudo liberdade, por isso é impossível pensar e falar em ética sem falar em liberdade”, concluiu.
Além da procuradora Anna Maria Di Masi, também participaram como mediadores do encontro o Diretor do IERBB/MPRJ, procurador de Justiça Sávio Bittencourt e o Vice-Diretor da Escola, promotor de Justiça Leandro Navega.
(Dados coletados diariamente)