Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, conversou por videoconferência, nesta terça-feira (31/03), com servidores do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) sobre temas relevantes que envolvem a instituição neste momento de emergência em saúde devido à pandemia do novo coronavírus. Organizado pela Associação dos Servidores do MPRJ (Assemperj) como parte do projeto Fique em Casa com a Assemperj, o diálogo buscou dar transparência e informações aos servidores do MPRJ.
Live com servidores
A conversa por vídeo foi conduzida pelo presidente da Assemperj, Flavio Sueth, e teve a participação simultânea de 100 servidores - a lotação máxima da sala virtual utilizada para o chat.
Eduardo Gussem ressaltou a importância de união pelo bem coletivo e comentou sobre a nova dinâmica de trabalho durante o período de isolamento social. O PGJ lembrou que o trabalho de estruturação e capacitação realizado nos últimos cinco anos por meio de um Planejamento que estimulou a área digital preparou melhor a instituição para enfrentar adversidades como a atual. Isso passa pela criação de estruturas como a escola de governo do MPRJ, o Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ), o Centro de Pesquisas (Cenpe/MPRJ), o MPRJ em Mapas, o Laboratório de Inovações (Inova/MPRJ) e a reestruturação do Grupo de Apoio Técnico (GATE/MPRJ).
"A pandemia do coronavírus não atinge apenas uma classe, atinge o país e o mundo inteiro. Então, acima de tudo temos que ser solidários, caminharmos juntos. Estamos convivendo mais do que nunca com o novo, com a chamada disrupção. Eu sempre usava uma frase, que gosto de repetir: o que nos trouxe até aqui não nos levará adiante. Porém, nos últimos 15 dias, evoluímos 5 anos em termos de aprendizado, de inserção no século XXI. Fomos obrigados por força das circunstâncias a aprender coisas, superar dificuldades e nos aproximar através da tela. Isso tem contribuído para uma profissionalização e eficiência maior das instituições", avaliou Gussem.
Durante cerca de uma hora, o PGJ respondeu a perguntas variadas dos servidores conectados na videoconferência, conversando sobre o impacto da crise no Ministério Público, as mudanças na rotina devido ao teletrabalho, os cuidados com a saúde de membros e servidores, a preparação da instituição para enfrentar este período, entre outros temas.
Flavio Sueth ressaltou que a associação tem se dedicado a promover atividades online para atender ao período em que as pessoas estão em casa. "É a primeira vez que fazemos uma transmissão online e ao vivo com o PGJ, o que é muito importante para darmos transparência, satisfação aos servidores e entender como lidaremos com essas mudanças. Neste período de dificuldades, buscamos ações para manter, mesmo à distância, esse contato com os servidores associados. Agradecemos muito ao Dr. Gussem e a todos que participaram", disse Sueth.
O projeto #FiqueEmCasaComAssemperj é uma iniciativa da Assemperj/Sindsemp-RJ em busca de democratizar a participação do associado na gestão da entidade e aproximar os servidores durante a quarentena. Outros eventos onlines serão anunciados ao longo dos próximos dias.
(Dados coletados diariamente)