Notícia
Notícia
Publicado originalmente em 13/11/2019
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu em sua sede, na segunda-feira (11/11) e na terça-feira (12/11), uma comitiva de representantes do Ministério Público da China liderada pela subprocuradora-chefe da Suprema Corte, Wang Li. Recebida pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, a delegação veio ao Brasil para se aprofundar sobre o funcionamento do sistema judiciário brasileiro, em visita organizada pelo promotor de Justiça Humberto Dalla, assessor internacional do MPRJ, após contato do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, com o PGJ.
“A vinda da delegação chinesa ao MPRJ se deu por indicação do ministro Herman Benjamin, o que demonstra que estamos fazendo um trabalho sólido, moderno e inovador. É interessante termos essa troca de aprendizados, principalmente pelo fato de que a China tem grande destaque na área de tecnologia e inovação”, destacou o PGJ. Ele ressaltou que o planejamento estratégico da instituição para os próximos oito anos tem foco na gestão digital e que o investimento em tecnologia e ciência objetiva uma atuação mais preventiva e resolutiva, identificando problemas antes que o dano seja causado à sociedade e aos cofres públicos.
Wang Li destacou que os representantes do Ministério Público chinês foram muito bem recebidos no MPRJ. “Ficamos muito felizes com todas as apresentações e com a presença do PGJ no grupo que nos recepcionou, tivemos uma recepção muito calorosa e amigável. E pudemos verificar que o MPRJ tem atribuições muito importantes, como a fiscalização das administrações municipais”, disse Wang Li.
No primeiro dia de visitas, a troca de experiências começou nas instalações do Grupo de Apoio Técnico Especializada (GATE/MPRJ), onde o promotor de Justiça Rafael Lemos, coordenador do grupo técnico, fez uma apresentação sobre o processo de transformação digital da instituição. Rafael Lemos explicou que a migração para a plataforma digital gerou grande economia de recursos financeiros, de espaço físico, além de aumento de produtividade e eficiência.
Na sede do MPRJ, a comitiva visitou a exposição 'Ministério Público: 127 anos no Rio de Janeiro', em exibição no Corredor Cultural. Em seguida, na plataforma digital “MP em Mapas”, os promotores chineses fizeram perguntas sobre a atuação do Parquet fluminense na fiscalização do orçamento dos municípios. O assessor jurídico do MPRJ, Emerson Garcia, explicou a nova política de acompanhamento orçamentário adotada com o suporte do Laboratório de Análises. Com acompanhamento mês a mês, é possível uma atuação preventiva dos promotores, o que permite detectar irregularidades durante a execução daquele orçamento, possibilitando intervenções mais eficientes e ágeis para evitar desperdício do recurso público. Também foi destacado o suporte tecnológico utilizado pela instituição nas áreas do Meio Ambiente e do Consumidor, pelos respectivos coordenador e subcoordenador dos Centros de Apoio, André Dickstein e Sidney Rosa. A apresentação contou ainda com a presença do coordenador do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ), Leandro Navega, e do promotor de Justiça Sauvei Lai, de origem chinesa.
No segundo dia de visitas, os representantes do MP chinês estiveram no gabinete do PGJ e visitaram a galeria de fotos dos ex-procuradores-gerais de Justiça, conhecendo um pouco mais sobre a história do MPRJ. Em seguida, retornaram ao “MP em Mapas”, onde assistiram a uma exposição do trabalho desenvolvido pelos membros da instituição a partir da plataforma digital, e visitaram o Laboratório de Inovação (Inova/MPRJ), conhecendo a mais nova unidade do MPRJ voltada para a inovação através do processamento de dados.
Estiveram presentes no segundo dia de visitas a procuradora de Justiça Maria da Conceição Lopes de Souza Santos, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Procuradorias de Justiça, e os promotores de Justiça Humberto Dalla, Rafael Lemos, Sauvei Lai, Sidney Rosa, subcoordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte (CAO Consumidor/MPRJ), Gisela Pequeno, assistente do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA/MPRJ) e Gabriela Serra, coordenadora da Coordenadoria de Comunicação Social (CODCOM/MPRJ).
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)