Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, recebeu nesta sexta-feira (01/11) a visita institucional do cônsul-geral da Itália no Estado do Rio, Paolo Miraglia Del Giudice, e a procuradora legislativa-chefe da Câmara Municipal de São Paulo, Maria Nazaré Lins Barbosa. Na ocasião, o PGJ, acompanhado do promotor de Justiça Rafael Luiz Lemos De Sousa, coordenador do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), apresentou a plataforma digital “MPRJ em Mapas” e o trabalho desenvolvido pelas equipes que atuam no desenvolvimento da ferramenta e do Centro de Pesquisas (CENPE/MPRJ).
Gussem iniciou a apresentação reforçando que o MPRJ, em sintonia com a ideia de governos abertos e digitais, proposta da qual o Brasil é um dos 80 países signatários, sempre pautou suas ações alinhado aos ideais de gestões resolutivas e transparentes, íntegras, com participação popular e com utilização de tecnologias e inovações que auxiliem na antecipação das demandas. “Um órgão de fiscalização como o nosso, se não se modernizar, se adequar às modernidades deste nova sociedade tecnológica, atentando para esses valores fundamentais, ficará obsoleto e perderá a razão de ser”, afirmou o PGJ.
O cônsul-geral da Itália ficou impressionado com o trabalho realizado pelo MPRJ, especialmente com a quantidade de informações absorvidas pela plataforma. “Estou muito impressionado com a amplitude de todo o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público do Estado do Rio na questão da modernização e da transparência. A plataforma tem uma visualização simples, acessível, e chama a atenção o expressivo número de informações dos principais bancos de dados de órgãos públicos, o que possibilita ter uma boa visão do que acontece no estado. Iniciativas como esta são sempre apoiadas por nós pois, com mais transparência, as empresas italianas que fazem negócios no Rio de Janeiro são beneficiadas”, destacou.
Maria Nazaré, procuradora Legislativa Chefe da Câmara de vereadores de São Paulo, também ficou impressionada com a amplitude e as possibilidades de exploração de dados ofertados pela ferramenta, e ressaltou que a integração entre órgãos públicos é o grande diferencial do sucesso da plataforma digital. Ela disse ainda que pretende levar para a Câmara Municipal de SP a ideia de facilitar o acesso público às leis orgânicas municipais, para aproximar a sociedade do poder legislativo paulistano. “Desejava conhecer a plataforma e as inovações que o MPRJ está implementando há bastante tempo, e agradeço ao Gussem pela abertura na agenda”, disse.
O ‘MPRJ em Mapas’ é uma família de plataformas de análise, diagnóstico e georreferenciamento focadas na construção e visualização de conhecimento instrumental para a atividade-fim do MPRJ, que é atender à sociedade. Já o CENPE/MPRJ é um centro de pesquisas e análises de políticas públicas que visa à identificação de problemas públicos relevantes para o Rio de Janeiro, levantando evidências capazes de subsidiar debates sobre alternativas e ações de políticas públicas para o MPRJ. Atualmente, o CENPE/MPRJ possui quatro linhas mestras de pesquisa: Justiça Criminal e Segurança Pública; Sustentabilidade Orçamentária; Assistência Social e Governo Aberto.
MP em Mapas
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)