Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou do 13º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), realizado entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba. O evento reuniu gestores públicos, policiais, membros dos MPs, integrantes do sistema judicial, sociedade civil e acadêmica, para objetivo de debater estratégias em busca da redução do crime, da violência e do medo no país. Na ocasião, o MPRJ esteve representado pelas promotoras de Justiça Eliane de Lima Pereira, assessora de Direitos Humanos e Minorias (ADHM/MPRJ), Elisa Fraga, coordenadora de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), e Andréa Amin, coordenadora do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (GAESP/MPRJ), além de Joana Monteiro, coordenadora do Centro de Pesquisas (CENPE/MPRJ).
"O Fórum Brasileiro de Segurança Pública possui hoje uma centralidade nas discussões relativas ao tema, percebendo o Ministério Público como ator central no debate, não só em razão da previsão constitucional acerca do controle externo, mas também como fomentador de políticas públicas baseadas em evidências, o que tornou indispensável a participação do MPRJ", pontuou a promotora Eliane de Lima Pereira.
Diretor-presidente do FBSP, Renato Sérgio de Lima faz um balanço do evento. “Foi uma oportunidade de discutir questões relacionadas à segurança pública que têm impacto na vida do cidadão comum. Além de temas como o combate à violência contra a mulher e o enfrentamento à violência urbana, aprofundamos o debate sobre o Sistema Único de Segurança Pública, que finalmente saiu do papel no ano passado, mas que ainda depende de uma série de medidas para sua definitiva implantação no país, tais como a construção de articulação, integração e coordenação entre as diferentes instituições públicas e a seleção de prioridades e temas estratégicos”, afirmou.
Durante os três dias, mais de 120 especialistas de áreas diversas participaram de atividades como workshops, mesas de discussão, palestras e conferências. O FBSP foi constituído em março de 2006 como organização não-governamental, apartidária, e sem fins lucrativos, cujo objetivo é construir um ambiente de referência e cooperação técnica na área de atividade policial e na gestão de segurança pública. Composto por profissionais de diversos segmentos, o Fórum tem como objetivo promover o aprimoramento técnico da atividade policial e da governança democrática da segurança pública, com uso de ferramentas de prestação de contas e a modernização das políticas para o setor.
(Dados coletados diariamente)