Notícia
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O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Ouvidoria, realizou neste sábado (27/07), no Parque Madureira, mais uma ação da Ouvidoria Itinerante/MPRJ para atender à população. O evento contou com o apoio da administração do Parque Madureira e as presenças da Secretaria Municipal de Saúde, do Detran-RJ, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Light.
“Estas ações são muito importantes pois aproximam o cidadão do MPRJ. Nossa ideia é disponibilizar os nossos serviços de maneira mais fácil e prática para a população e, indo até as diferentes regiões, queremos tornar a Ouvidoria um órgão cada vez mais cidadão e conectado com as carências da sociedade”, explicou a ouvidora do MPRJ, a procuradora de Justiça Denise Fabião Guasque.
Os servidores do MPRJ prestaram auxílio através de consultas e atendimento direto ao público. Christiany Marinho, por exemplo, protocolou no ônibus da instituição especialmente adaptado para o registro de denúncias, sua queixa contra uma empresa de avião que arbitrariamente cancelou seu voo que estava marcado e pago. “Eu, infelizmente, não consegui chegar no horário marcado para o voo de ida e a empresa, sem me avisar, cancelou a minha volta, me causando um grande prejuízo. Por isso vim até o MPRJ para protocolar minha denúncia junto à Promotoria de Direito do Consumidor. Essa iniciativa é bastante importante pois facilita muito a nossa vida, que já é muito corrida”, afirmou Christiany.
Além do desrespeito aos direitos do Consumidor, a Ouvidoria Itinerante/MPRJ, que está completando dez anos de atividade em 2019, esteve no local para receber denúncias de danos ao meio ambiente e ao patrimônio público, má prestação de serviços públicos, abusos de autoridade, maus tratos a idosos, crianças e deficientes físicos, além de vários tipos de crimes, como pedofilia, corrupção, pirataria, atuação de milicianos e violência sexual.
A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou vacinação contra o tétano, febre amarela, sarampo, caxumba e rubéola, além de conscientizar os cidadãos sobre práticas de higiene bucal, planejamento familiar, inclusive com distribuição de preservativos, e realizar sessões de auriculoterapia. Já o Detran emitiu a primeira e a segunda vias de documentos, enquanto o MTE designou uma funcionária para agendar a retirada da carteira de trabalho em seus postos presenciais e a equipe da Light destacou uma unidade móvel para o local, oferecendo serviços como análise de contas, vistorias técnicas, parcelamento de débitos e retirada de segunda via.
(Dados coletados diariamente)