Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da corregedora-geral, procuradora de Justiça Luciana Sapha Silveira, participou no último dia 09/01 de reunião com outros corregedores-gerais do país para discutir o tema “Correições Virtuais”, na cidade de Porto Alegre/RS. Na ocasião, foi apresentado o sistema implementado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) para prestigiar a análise de dados no planejamento e atuação dos órgãos, medida semelhante à adotada no MPRJ. “Esta proposta em muito se alinha com a desenvolvida no MPRJ pelo procurador-geral de Justiça, doutor Eduardo Gussem, tendo como focos principais a obtenção de resultados de maneira mais eficiente e a economia de recursos”, destacou Luciana Sapha Silveira.
O encontro tratou da correição virtual como etapa antecedente da visita à promotoria de Justiça pelo órgão correicional. Além disso, foi destacada a importância da avaliação de promotores e procuradores com especial enfoque na sua atuação sob os aspectos da proatividade, resolutividade e efetividade. O procurador de Justiça Ivan Saraiva Melgaré, corregedor-geral do MPRS, apresentou a estrutura local e as medidas adotadas em sua gestão. Já os promotores corregedores gaúchos apresentaram os sistemas de controle da regularidade dos serviços e de auditoria dos órgãos de execução, com o uso de tecnologia de informação (TI).
“Estas informações nos auxiliarão na continuidade das ações a serem tomadas através do Plano Geral de Atuação 2018 da Corregedoria-Geral do MPRJ. Uma delas, inclusive, já está em desenvolvimento pela Coordenadoria de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento do MPRJ, que é uma ferramenta de análise de dados”, afirmou a corregedora-geral.
Também estiveram presentes a 1ª subcorregedora-geral do MPRJ, procuradora de Justiça Rita de Cassia Araújo de Faria; o promotor de Justiça João Alfredo Gibson Gentil Fernandes, assessor da Corregedoria-Geral do MPRJ; o corregedor-geral do Ministério Público do Ceará (MPCE), procurador de Justiça José Wilson Sales Júnior; o promotor de Justiça Daniel Isídio de Almeida Júnior, assessor da Corregedoria-Geral do MPCE; e os promotores corregedores do MPRS, Felipe Hochscheit Kreutz, Rodrigo Carpi Nejar, Daniela Lucca da Silva e Rafael Stramar de Freitas Santo
(Dados coletados diariamente)