Notícia
Notícia
Foi realizada, na tarde de segunda-feira (11/06), a inauguração da reforma e ampliação das instalações da Corregedoria-Geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), localizada na Avenida Marechal Câmara nº 271, em frente ao edifício-sede da instituição. A solenidade de descerramento da placa foi conduzida pelo corregedor-geral, procurador Pedro Elias Sanglard, e pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, e reuniu diversos membros e servidores, que puderam visitar as melhorias no 9º andar e conhecer o novo ambiente no 10º piso, que também passa a abrigar o órgão, encarregado de orientar e fiscalizar as atividades funcionais e da conduta dos membros do MPRJ.
“A ampliação de nossas instalações é um desejo antigo, de corregedores anteriores, e ocorre agora graças à parceira da Corregedoria com a Procuradoria-Geral de Justiça que, no mandato do Dr. Gussem, foi valorizada enquanto órgão superior da Administração. Com isso, vamos passar a contar com um gabinete para cada membro e alocar todos os servidores praticamente num único ambiente, o que facilitará o trabalho e, certamente, terá reflexos positivos, como a maior rapidez e eficácia na execução das nossas tarefas, possibilitando um atendimento de mais qualidade aos membros”, afirmou o corregedor-geral, destacando que, a partir de agora, estarão reunidas no 10º andar, com atuação integrada, as gerências de Apoio Administrativo, Correcional e de Estágio Forense, além do Núcleo de Estatística.
Pedro Elias fez questão de agradecer o apoio recebido não só do PGJ, mas da equipe da própria corregedoria. “Foram quatro anos de trabalho árduo, diário, e todos desempenharam seus papeis de forma elogiável. A próxima gestão receberá um setor em melhores condições, não só em termos de pessoal, com a ampliação dos quadros, mas também nas instalações. Tudo isso vem somar forças para cumprir a missão de engrandecer ainda mais o Ministério Público”, pontuou. A próxima corregedora-geral do MPRJ será a procuradora de Justiça Luciana Sapha, eleita na última sexta-feira (08/06), e cuja posse está marcada para o próximo dia 22.
Em seu discurso, Eduardo Gussem fez questão de ressaltar o perfil da administração de Pedro Elias à frente da Corregedoria-Geral. “Gostaria de parabenizá-lo por mais essa conquista e reiterar a importância da nossa parceria, do trabalho que desempenhamos em conjunto. Sempre defendi a absoluta necessidade de que cada órgão mantenha suas características e independência, mas que caminhem numa direção comum, com o intuito de trabalhar em prol da nossa instituição. A corregedoria teve autonomia plena e condições totais de fazer o melhor trabalho, e assim o fez nos últimos anos”, ressaltou o PGJ.
Também participaram da solenidade o subprocurador-geral de Assuntos Criminais e de Direitos Humanos do MPRJ, Alexandre Araripe Marinho, o secretário-geral do MPRJ, promotor Dimitrius Viveiros Gonçalves, o subprocurador-geral de Justiça de Assuntos Cíveis e Criminais, Sérgio Roberto Ulhôa Pimentel, o presidente da Coomperj (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública no Estado do Rio de Janeiro), Luiz Antonio Ferreira de Araujo, e quatro ex-corregedores do Ministério Público fluminense: Marija Yrneh Rodrigues de Moura (que esteve à frente do órgão no período de 1993 a 1995), Décio Luiz Gomes (1997 a 1999), Dalva Pieri Nunes (1999 a 2003) e Maria Cristina Menezes de Azevedo (2010 a 2014).
(Dados coletados diariamente)