NoticiasDetalhe

Notícia

Infância e Juventude
MPRJ assina Termo de Cooperação com o programa 'Bem me Quer Terê'
Publicado em Fri Dec 21 20:05:16 GMT 2018 - Atualizado em Fri Dec 21 20:05:11 GMT 2018

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO Infância e Juventude/MPRJ), participou de solenidade na última quarta-feira (19/12) em Teresópolis, tendo em vista a recente assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre o MPRJ, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e o Município de Teresópolis, visando ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual através do Programa “Bem me Quer Terê”.

O “Bem me Quer Terê” é um programa da Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis integrado por equipe técnica com assistente social, psicólogo, médica e enfermeira, que realizam o primeiro atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, sendo prestado, no mesmo local, atendimento pela Delegacia de Polícia de Teresópolis. Em funcionamento desde 2014, o programa já realizou mais de 700 atendimentos. As vítimas são ouvidas em ambiente acolhedor, havendo encaminhamento dos casos para a rede de saúde e de assistência social, para tratamento e acompanhamento. 

O coordenador do CAO Infância e Juventude/MPRJ, promotor de Justiça Rodrigo Medina, participou da cerimônia representando o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem. “A assinatura do Termo de Cooperação referente ao projeto torna o atendimento especializado às crianças e adolescentes uma política pública no município, garantindo assim a continuidade do programa após a troca de gestão dos órgãos signatários. Sem dúvida alguma, o programa tornou-se referência de atendimento especializado para os municípios de pequeno e médio porte em nosso estado”, destacou Medina.   

Além do promotor de Justiça, estiveram presentes à solenidade a titular da 3ª Promotoria de Justiça Criminal de Teresópolis, promotora de Justiça Carla Tereza, o coordenador do Centro Regional de Apoio Administrativo Institucional, CRAAI Teresópolis, promotor de Justiça Marcos da Motta, o prefeito de Teresópolis, Vinícius Claussen, o secretário municipal de Saúde de Teresópolis, Antônio Henrique Vasconcelos e o delegado Fábio Ferreira, representando o Chefe de Polícia Civil, Rivaldo Barbosa.   

Em 2017, o programa “Bem me Quer Terê”, foi listado em publicação da instituição ChildHood Brasil com uma das seis experiências brasileiras consideradas como referência no atendimento integrado a crianças e adolescentes vítimas de violências. Também compuseram a lista os municípios do Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Belém (PA), Vitória da Conquista (BA) e Brasília (DF).

 

cao infância e juventude
772 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar