Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou do 12º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), realizado de 20 a 22 de agosto, na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), na Universidade de Brasília. As promotoras de Justiça Andréa Amin, coordenadora do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (GAESP/MPRJ); e Eliane Lima Pereira, assessora de Direitos Humanos e Minorias (ADH/MPRJ), além da coordenadora técnica do Centro de Pesquisas e Inovação (CENPI/MPRJ), Thaís Duarte, juntaram-se a outros profissionais comprometidos com o aperfeiçoamento da segurança pública no Brasil.
O encontro promove anualmente o intercâmbio de projetos e trabalhos na área. Com o tema “Elegendo a Segurança Pública que Queremos”, o evento deste ano priorizou o debate em torno das propostas para redução da violência e de temas urgentes para enfrentar a grave crise de crescimento da criminalidade e da insegurança que o país enfrenta.
Com essa perspectiva, Thaís Duarte apresentou o ‘Diagnóstico do PLID/MPRJ: o Desaparecimento nas Burocracias do Estado’, na mesa de debates ‘Os desafios dos programas de localização e identificação de pessoas desaparecidas’. Lançado em abril, o estudo do CENPI/MPRJ, realizado em parceria com o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (SINALID) e o Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ), traça o perfil dos cidadãos acometidos por este fenômeno social e revela dados do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID/MPRJ).
A promotora de Justiça Eliane de Lima Pereira ressaltou a abrangência do encontro. “A discussão vai além dos operadores do direito e dos profissionais da segurança pública, na medida em que traz pessoas da comunidade acadêmica, dos movimentos sociais, além de profissionais da segurança de outros países que compartilharam experiências de sucesso que podem inspirar políticas públicas aqui”, observou, destacando a apresentação de estudos sobre o sistema prisional.
O FBSP é uma organização sem fins lucrativos que tem por missão atuar como um espaço permanente e inovador de debate, articulação e cooperação técnica para a segurança pública no Brasil. O fórum estrutura suas atividades em torno de um pensamento estratégico que valoriza a informação como eixo de transformação e mudança social.
Nesse sentido, a promotora de Justiça Andrea Amin considerou o encontro uma ótima oportunidade para ampliar conhecimentos na área de segurança. “Foi uma experiência extremamente rica. A troca de informações e de dados ocorreu de forma muito clara, seja no que diz respeito ao controle externo quanto a políticas de segurança pública que podem ser adotadas”, avaliou, acrescentando que a participação do MPRJ enriqueceu o debate com valiosas informações sobre o aprimoramento da apuração de dados sobre desaparecidos.
(Dados coletados diariamente)