Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça de Tutela do Meio Ambiente da Comarca de São Gonçalo, participou, na última sexta-feira (18/05), do 1º Fórum de Políticas de Proteção Animal de São Gonçalo. O evento foi realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil no município (OAB-SG). No encontro, foram eleitos os membros do Conselho Municipal de Proteção Animal.
A promotora de Justiça Renata Neme apresentou palestra no evento, sobre o papel do Ministério Público como indutor de políticas públicas, ressaltando as responsabilidades dos conselheiros eleitos e da sociedade civil na fiscalização da lei e acompanhamento das medidas protetivas. De acordo com a promotora, São Gonçalo ainda é muito carente de ações efetivas para a proteção animal.
“Uma de nossas metas é reduzir a população de rua de animais abandonados. Com isso, vamos diminuir também os problemas de saúde causados por eles. No município, há muitos animais de grande porte pelas estradas o que causa até acidentes de trânsito graves” disse Renata.
A promotora ainda adiantou a notícia de que em junho deste ano será realizada a licitação para a construção de um centro municipal de castração, financiado com verba do Governo Federal. O equipamento é uma das demandas urgentes da cidade nesse setor.
O fórum foi promovido pela Coordenadoria de Proteção Animal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Além da promotora Renata Neme, participaram do evento o subsecretario municipal de Meio-Ambiente, Diego Alves; o ex-vereador Marlos Costa; o presidente da OAB-SG, Eliano Enzo; a procuradora da Fundação Municipal de Saúde, Aline da Costa; a Juíza da Vara Cível Regional de São Gonçalo, Denise Apolinario; e o coordenador de Proteção Animal de São Gonçalo, Sérgio Fonseca.
(Dados coletados diariamente)