Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Ouvidoria Itinerante, vai participar da ação CaminhaDown 2018, que será realizada às 9h do próximo domingo (18/03), no Posto 8, em Ipanema. Aberto ao público, o evento faz parte das celebrações do Dia Internacional da Síndrome de Down – 21 de março – e tem como objetivo chamar a atenção para a necessidade de inclusão social desses brasileiros e combater o preconceito de que são vítimas. No Brasil, segundo o IBGE, mais de 300 mil habitantes têm a síndrome.
A Ouvidoria Itinerante do MPRJ montará tendas de atendimento no Posto 8, local de concentração da caminhada, onde conversará e receberá reclamações com as famílias e pessoas com Down. As reivindicações serão encaminhadas ao Centro de Apoio das Promotorias de Justiça de Educação e, em casos específicos, ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência, para que sejam transformadas em ações e projetos que atendam às demandas de inclusão.
Sob o tema ‘Uma caminhada para exercitar a consciência’, o evento contará ainda com atividades como pintura facial e coletiva para crianças, personagens vivos, viatura e cavalos da polícia montada, contação de histórias inclusivas, roda de samba, banda da Polícia Militar, atendimento jurídico e apresentação de dança do ventre, samba e judô – esta última com a presença do medalhista Flávio Canto e de Breno Viola, judoca e ator brasileiro que tem a síndrome e um dos principais ativistas do Movimento Down.
(Dados coletados diariamente)