NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ recebe visita do novo secretário estadual de Administração Penitenciária
Publicado em Fri Jan 26 11:32:18 GMT 2018 - Atualizado em Fri Jan 26 11:47:02 GMT 2018

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu, nesta quinta-feira (25/01), a visita do novo secretário de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro (SEAP), David Anthony. No mesmo dia da publicação de sua nomeação no Diário Oficial, o titular da SEAP foi recebido pelo procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo Gussem, e diversos membros do MPRJ. Delegado aposentado e ex-corregedor do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ), ele afirmou ter feito questão de realizar a visita de imediato, para demonstrar publicamente seu compromisso de fazer uma gestão com base no diálogo, em parceria constante com diversos órgãos públicos e, em especial, com o MPRJ.
 
“Busco essa aproximação. Aliás, na minha trajetória profissional, na Polícia Civil e no Detran-RJ, sempre busquei essa interação com o MPRJ, que considero decisiva para o sucesso das minhas atividades. Durante muitos anos, sei que foi um óbice a falta de diálogo entre secretários e órgão públicos no estado. Por isso, já estabeleci contato com o secretário de Segurança Roberto Sá.  A união reverte em ganhos para a sociedade. É importante dizer: o governador Pezão me deu carta branca para realizar meu trabalho. Não chego à SEAP para a manutenção de um status quo que deu errado. Por isso tenho autonomia total, para poder acertar. Se muitos enxergam um contexto de crise, eu vejo este momento como oportunidade”, afirmou.
 
David Anthony substitui o ex-secretário de Administração Penitenciária do Rio, coronel Erir Ribeiro, afastado do cargo por liminar obtida pelo MPRJ na Justiça em ação civil pública proposta pelo Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (GAESP/MPRJ). A ação demonstrou regalias concedidas pela administração penitenciária a Sérgio Cabral, enquanto este esteve nas unidades prisionais do Rio. As investigações ainda serviram de base para ação própria do Ministério Público Federal que resultou na transferência do ex-governador para Curitiba.

Ao receber o novo titular da SEAP, o procurador-geral de Justiça destacou os desafios a serem cumpridos por David Anthony. “Temos boas referências sobre o senhor, o que é algo muito tranquilizador. Considero essa aproximação de todo relevante, pois a troca de informações  é extremamente importante. Temos hoje a perspectiva de que os fatos que acontecem na esfera da SEAP abrangem fatores de natureza e áreas diversas e, evidentemente, tangenciam as atribuições do MPRJ. A chegada do novo secretário nos transmite confiança na parceria efetiva deste trabalho”, afirmou Gussem.
 
David Anthony lembrou um pouco de sua trajetória e apontou prioridades. “Minha atuação sempre esteve ligada à área de inteligência e darei ênfase à apuração de dados e informações geradas pelo sistema, apesar do contexto de escassez de recursos. Afinal, sabemos que grande parte das ordens do crime organizado tem sua origem dentro dos presídios. 
 
A promotora de Justiça Andréa Amin, coordenadora do GAESP/MPRJ, destacou a transparência do novo secretário ao reconhecer a existência de problemas, bem como sua evidente disposição para enfrentá-los, citando a experiência de um estado vizinho. “O Espírito Santo passou por uma crise muito grande em seu sistema penitenciário, que é muito menor, mas que também contava com menor grau de recursos. Havia realmente um quadro negativo no campo prisional capixaba. E hoje, após um forte trabalho de gestão, de treinamento de pessoal, o estado apresenta um dos melhores sistemas penitenciários do país, servindo de referência para outras unidades”, apontou.
 
A promotora de Justiça Elisa Fraga, coordenadora  da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), fez questão de frisar que a CSI desenvolve relação estreita com a SEAP,  numa cooperação que precisa ser aperfeiçoada em diversos campos – desde as fiscalizações das unidades prisionais realizadas por promotores de justiça até as condições ideais para ouvir os internos. E citou o convênio de cooperação técnica já existente entre o MPRJ e a SEAP para  o intercâmbio de informações. 
 
Também participaram do encontro o subprocurador de Justiça de Assuntos Criminais e de Direitos Humanos do MPRJ, Alexandre Araripe Marinho, o Coordenador do Grupo de Atribuição Originária em Matéria Criminal (GAOCRIM/MPRJ), promotor de Justiça Cláucio Cardoso, o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), promotor Daniel Braz, a subcoordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal/MPRJ), promotora Roberta Maristela Rocha dos Anjos e a subcoordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Execução Penal (CAO Execução Penal/MPRJ), promotora Monique Valpaços. 
 
Ao fim da visita, Eduardo Gussem fez questão de reafirmar que o MPRJ espera desenvolver ações de aprimoramento em conjunto com a pasta.

mprj
gaesp
pgj
secretário
seap
sergio cabral
756 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar