Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Assessoria de Direitos Humanos e de Minorias, do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/ MPRJ) e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Violência Doméstica contra a Mulher e Núcleo de Gênero, sediará na próxima segunda-feira (07/08) evento de lançamento do Dossiê Mulher 2017. O levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP) reúne informações sobre a violência praticada contra as mulheres no Estado em 2016.
Dados relativos ao período de outubro a dezembro mostram que, nos casos de lesão corporal dolosa, 69,7% das vítimas conheciam o agressor, 52% dos acusados eram companheiros ou ex-companheiros das vítimas e 61% das mulheres foram agredidas em suas próprias casas.
Além da lesão corporal dolosa, também serão apresentados números referentes a ameaça, importunação ofensiva ao pudor, estupro e homicídio doloso, entre outras contravenções e crimes que milhares de mulheres sofrem cotidianamente. O relatório é realizado anualmente desde 2006 e tem como objetivos aumentar a visibilidade deste tipo de violência, ressaltar a importância do combate a esses delitos e fortalecer as estratégias de defesa dos direitos das mulheres.
O evento ocorrerá das 9 às 12h, no auditório do Edifício-sede do MPRJ, na Avenida Marechal Câmara, 370. As inscrições podem ser feitas pelo link http://www.mprj.mp.br/comunicacao/eventos
(Dados coletados diariamente)