Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, participou da cerimônia de posse do Conselho Estadual de Educação (CEE), no salão de honra do Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro (ISERJ), na zona norte da cidade, nesta terça-feira (01/08). No encontro, as professoras Malvina Tânia Tuttman e Maria Celi Chaves Vasconcelos foram empossadas, respectivamente, como presidente e vice-presidente do CEE.
A mesa para a cerimônia de posse contou também com a presença do presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Comte Bittencourt; do secretário estadual de Educação (SEEDUC), Wagner Victer; da professora Rosana Mendes, também da SEEDUC; dos reitores da UERJ, Rui Garcia, e da Uni-Rio, Luiz Pedro San Gil Jutuca; entre outros representantes de órgãos de educação e de alunos do ISERJ.
Eduardo Gussem falou sobre a importância da gestão da professora Malvina ser dirigida por fibra, garra, determinação e luta, especialmente em um momento de crise no Rio. Ele desejou boa sorte à presidente e reforçou o compromisso de parceria do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), como instituição defensora do estado democrático de direito. “Nossa política de ação mudou nos últimos anos. Adotamos uma postura preventiva, a fim de evitar que os danos à sociedade aconteçam. Estamos investindo em conhecimento por meio de pesquisas, como os três laboratórios de pesquisa avançadas nas áreas legislativa, jurídica, orçamentárias e de políticas públicas. Sabemos a nossa missão e vamos honrar o crédito que vocês depositam em nós”, afirmou.
A presidente Malvina Tuttman relembrou sua trajetória pessoal e profissional e ressaltou, em seu discurso, que a esperança da sociedade está na qualificação do ensino aos alunos. Ela convocou os outros atores sociais, como o MPRJ, para este esforço na proposição de uma educação aprimorada a todos. “Estou muito motivada a visitar os promotores que atuam na proteção à educação, especialmente aqueles que trabalham com jovens em medidas socioeducativas, a fim de proporcionar a inclusão aos excluídos”.
Também estiveram presentes, representando o MPRJ, os promotores de Justiça Leandro Navega, subcoordenador do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ); e Renata Carbonel, subcoordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Educação e coordenadora do Grupo de Atuação Especializada em Educação (GAEDUC).
(Dados coletados diariamente)