Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, apresentou, nesta sexta-feira (21/07), a plataforma digital “MP em Mapas” ao deputado federal Alessandro Molon. O recurso tecnológico reúne informações, estatísticas e georreferenciamento em eixos temáticos como segurança, saúde, educação, meio ambiente, entre outros.
Ao demonstrar o funcionamento do "MP em Mapas", Gussem colocou a plataforma à disposição de Molon para que os dados sejam utilizados em políticas públicas. "Acima de tudo, o que queremos é compartilhar informações. É uma cultura que o MPRJ está disponibilizando para o setor público de forma cuidadosa, responsável e transparente", ressaltou Gussem.
Ao assistir a um panorama geral sobre o uso da nova tecnologia, Molon identificou diversas possíveis aplicações. "É sensacional para quem quer trabalhar sério no setor público. A análise dos dados pode ajudar a direcionar verbas para onde são mais necessárias", destacou. A área de segurança pública foi apontada pelo deputado como provável beneficiada, com a identificação de regiões para a realização de projetos concretos.
O encontro abordou outras ações públicas que podem ser desenvolvidas com ajuda da plataforma. O subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto, afirmou que o "MP em Mapas" possibilita um olhar científico para as mais de 200 camadas de informações disponíveis. "Já temos uma parceria com a Uerj e podemos nos unir a outras universidades para que manejem essas informações na produção de conhecimento", ressaltou Eduardo, responsável pela Coordenadoria de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento do MPRJ.
Gussem lembrou que Molon foi o primeiro parlamentar a conhecer o projeto de perto. "Essa aproximação é muito importante. O objetivo do MPRJ é que as informações sejam cada vez mais acessíveis e úteis à sociedade, disse, avaliando que, antes do "MP em Mapas", os dados eram trabalhados isoladamente e que, agora, eles podem ser analisados de forma cruzada.
(Dados coletados diariamente)