Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude (CAO Infância e Juventude), participou do lançamento do programa “ID Jovem”, nesta quinta-feira (29/05), no Museu do Amanhã, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O objetivo do evento , organizado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) em parceira com a Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude, é estreitar parcerias com o MPRJ e demais instituições sociais, para apoio e divulgação do programa .
O lançamento do programa contou com a presença, na mesa de abertura, do promotor de Justiça Rodrigo Cézar Medina da Cunha, coordenador do CAO Infância e Juventude/MPRJ (matéria não infracional). Rodrigo Medina assinou termo de compromisso para apoio e divulgação do ID Jovem, e citou a importância do programa para a sociedade fluminense, que possui mais de 800 mil jovens de baixa renda, entre 15 e 29 anos, aptos a receberem os benefícios do programa. O promotor também destacou a importância do ID Jovem, em um momento em que as políticas públicas para crianças e adolescentes encontram-se comprometidas em razão da crise financeira enfrentada pelo Estado do Rio de Janeiro e pelos 92 Municípios, e que os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto e semiliberdade podem ser muito beneficiados pelo programa.
A cerimônia de lançamento teve a participação do secretário nacional de Juventude, Assis Filho; do secretário estadual de Esportes, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha; do diretor do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), Alexandre Azevedo de Jesus; e o secretário estadual de Educação, Wagner Victer; entre outros representantes de vários setores da sociedade.
O que é o ID Jovem
A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. Milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos que se cadastrarem podem ter maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013).
Os interessados podem inscrever-se pelo site.
(Dados coletados diariamente)