Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Itaguaí, e o Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ) realizaram, na última quarta-feira (09/01), na sede de Itaguaí do MPRJ, cerimônia para celebrar a formação de 19 adolescentes nos cursos de Almoxarife e Informática do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os jovens são participantes do “Resgatando a Cidadania”, iniciativa proveniente de um acordo judicial firmado entre o MPRJ, o MPT-RJ, o Município de Itaguaí e a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Itaguaí (Coduita).
O projeto destinou R$ 350 mil para a oferta de cursos profissionalizantes voltados a adolescentes residentes em Itaguaí que cumprem medidas socioeducativas, estejam em situação de risco e vulnerabilidade social ou sejam oriundos de famílias de baixa renda atendidas por programas assistenciais. A promotora de Justiça Fernanda Ottoni, titular da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Itaguaí, participou da entrega dos diplomas. “Posso dizer que a parceria entre a Promotoria e o MPT mudou o cenário da cidade. Hoje, contamos com diversos jovens que, no passado, estavam completamente absorvidos pelo tráfico e, atualmente, reúnem reais possibilidades de inclusão no mercado de trabalho. Alguns destes, inclusive, já foram contratados como aprendizes em empresas situadas no município”, destacou.
Além dos cursos citados, já se formaram, pelo “Resgatando a Cidadania”, jovens nos cursos de Torneiro Mecânico, Design de Sobrancelhas e Montador de Paineis. De acordo com a promotora, a expectativa é de que novos cursos sejam iniciados este ano já que, em fevereiro, será realizada audiência pública com empresas do município para que os adolescentes possam ser contratados como aprendizes. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Senac e as Secretarias de Assistência Social e Educação do Município são parceiros na execução do projeto.
(Dados coletados diariamente)