NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Grupo de Mediação de Conflitos traz o tema perdão como exercício para mediadores
Publicado em Thu Nov 03 15:13:13 GMT 2016 - Atualizado em Thu Nov 03 15:12:19 GMT 2016

O Grupo de Mediação de Conflitos do Ministério Público do Rio, coordenado pela procuradora de Justiça Anna Maria Di Masi, fez uma série de palestras para os servidores cujo tema foi o perdão.  Dentro de um movimento conciliatório, perdoar é uma etapa essencial para se refletir a respeito do que ocorreu e encontrar um novo caminho de acordos.

“Vou perdoar você. Meu perdão não é um presente que lhe dou: quando eu perdoar você, meu perdão será um presente que se dará a mim”, por exemplo, foi um trecho do “Livro do Perdão: para Curarmos a Nós Mesmo e o Nosso Mundo”, do arcebispo Desmond Tutu, vencedor do Prêmio Nobel da Paz, citado pela procuradora Anna Maria Di Mais, em sua fala.

O coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro Ibis Pereira, um dos convidados a palestrar sobre o tema, também fez citações literárias em relação ao tema, como o poema “Toada do Amor”, no qual Carlos Drummond de Andrade ressaltou que o “ato de perdoar só acontece em decorrência do amor e que o sentimento nos apresenta o esquecimento como possibilidade de recomeço”.

Em seguida, o ouvidor externo da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, Pedro Strozenberg, destacou que o tema é de extrema importância no âmbito da agenda pública e nas relações privadas e pessoais, sendo um grande desafio para a sociedade. "Mais que um especialista na questão do perdão, sou uma pessoa que deseja encontrar caminhos de conviver em uma sociedade tão fracionada, tão esgarçada e tão polarizada que, muitas vezes, não se reconhece na fala do outro", analisou Pedro. Ele frisou que o intuito do encontro é que todos consigam avançar na condição de viver em harmonia.

 

23 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar