Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, nesta quinta-feira (30/11), do evento “Ação Social em Comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, realizado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e organizado pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão e a Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJ-RJ.
A ação ofereceu diversos serviços voltados às pessoas com deficiência e seus familiares, tendo como participantes órgãos das esferas federal, estadual e municipal. Pelo Ministério Público, estiveram presentes o ouvidor, Augusto Vianna, e a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e Pessoa com Deficiência (CAO Cível e Pessoa com Deficiência/MPRJ), Carolina Senra, acompanhados de servidores da Ouvidoria do MP e do Núcleo de Apoio Técnico Multidisciplinar (NATEM/MPRJ).
As pessoas com deficiência interessadas em apresentar demandas ao MPRJ foram, primeiramente, atendidas por integrantes da Ouvidoria, para a formalização do pleito. Logo após, tratando-se de caso de atuação psicossocial, foram encaminhadas às assistentes sociais do NATEM/MPRJ para a elaboração de atendimento social e posterior encaminhamento da notícia de fato à Promotoria de Justiça com atribuição.
"Este é um evento importante, capitaneado pelo TJRJ e sua Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, e a Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Estar presente e contribuir com o CAO Cível e Pessoa com Deficiência/MPRJ nessa campanha é muito importante para a sociedade. Nossa instituição, por sua natureza, é acolhedora e agregadora, sempre atenta aos cidadãos carentes dos serviço públicos", pontuou Augusto Vianna.
“Eu parabenizo o Tribunal de Justiça pelo evento, que reuniu em um único espaço diversos órgãos e instituições públicas que prestam serviços ao cidadão, facilitando o acesso à justiça e a obtenção de atendimento prioritário pelas pessoas com deficiência, além de fomentar a promoção da inclusão por todos os envolvidos", destacou Carolina Senra.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)