NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
PGJ convida participantes da Reunião Extraordinária do CNPG para encontro internacional sobre crimes cibernéticos que será realizado no MPRJ
Publicado em Tue Oct 10 18:35:12 GMT 2023 - Atualizado em Wed Oct 11 15:40:55 GMT 2023

O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, participou, nesta terça-feira (10/10), de forma remota, da Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), realizada no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, em Manaus. Durante o encontro, o PGJ convidou os participantes para um evento que será realizado no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), no dia 06/11, quando Ministérios Públicos da América do Sul debaterão temas ligados aos crimes cibernéticos.

“Esse é um tipo de crime que não tem fronteiras, é preciso que haja uma articulação internacional. Então a ideia é trazer esse debate para o nosso colegiado, para o Ministério Público brasileiro, e fazer a interlocução com os MPs da América do Sul. Precisamos avançar nessa temática que considero tão importante, inclusive com abordagens relacionadas às fake news”, ressaltou o PGJ, no encontro desta terça-feira.

A Reunião Extraordinária do CNPG foi conduzida pelo presidente da instituição, César Bechara, que agradeceu a presença de todos destacando a importância da atuação do Ministério Público brasileiro na defesa dos direitos coletivos. Em seguida, passou a palavra para o procurador-geral de Justiça do Estado do Amazonas (MPAM), Alberto Rodrigues do Nascimento Junior, anfitrião do evento.  

Na ocasião, foram debatidos temas relacionados à saúde, como políticas públicas e cobertura vacinal; a atuação do MP brasileiro nas eleições para conselheiros tutelares, alinhamento e planejamento de ações nas áreas de direitos-humanos, educação e meio-ambiente. Representantes do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) do CNPG, da Comissão Permanente de Defesa da Saúde (COPEDS), Comissão Permanente da Infância e da Juventude (COPEIJ), Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (COPEDPDI) apresentaram dados e falaram sobre a atuação de cada um deles.  

A reunião contou com a presença de procuradores-gerais de Justiça de vários estados, dos conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Rinaldo Reis Lima, Paulo Cezar dos Passos e Jaime de Cassio Miranda, do procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, da coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e da Pessoa com Deficiência (CAO Cível e Pessoa com Deficiência/MPRJ), Carolina Senra, entre outros.  

Por MPRJ

mprj
cnpg
crimes cibernéticos
encontro internacional
35 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar