Notícia
Notícia
Os promotores de Justiça da Saúde realizaram, nesta sexta-feira (11/08), visita técnica ao Centro de Inteligência de Saúde (CIS), instalado na sede da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), no Rio Comprido, zona Norte do Rio. No espaço, os membros do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) puderam conhecer de perto o funcionamento das estruturas que compõem o CIS e entender como o novo ambiente ajudará, de forma técnica, a melhorar o planejamento dos serviços de saúde e a regulação do acesso da população aos hospitais públicos do Estado, principalmente no que tange à regulação de leitos e filas para atendimentos em saúde.
O roteiro contou com passagens pelos setores principais da unidade de inteligência, como o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, a Central Estadual de Regulação, o Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do SUS e o transporte inter-hospitalar do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), órgão responsável pelo atendimento móvel de emergência em todo o território fluminense.
"A visita foi solicitada pelos promotores de Justiça para entender como o centro de inteligência funciona e pode contribuir para os promotores no exercício do papel de defesa do SUS”, explicou a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Saúde (CAO Saúde/MPRJ), a promotora de Justiça Denise Vidal.
Além da coordenação do CAO Saúde/MPRJ, atuação do novo setor é acompanhada pelos promotores de Justiça Alessandra Honorato Neves, Tiago Joffily, Patrícia Silveira Tavares, Carla Carrubba, João Bernardo de Oliveira Rodrigues, Cristiane de Carvalho Pereira, Rômulo Santos Silva, Isabel Horowicz Kallmann, Cristiana Cavalcante Benites e Sidney Rosa. A visita foi guiada pelo secretário de Saúde do Estado, Luiz Antônio Teixeira Jr (Doutor Luizinho) e funcionários da pasta.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)