Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, participou, nesta sexta-feira (03/02), da cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) para o biênio 2023/24, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, realizada na sede do Tribunal. Na ocasião, também foram empossados o novo corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, o 1º vice-presidente, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, a 2ª vice-presidente, desembargadora Suely Lopes Magalhães, o 3ª vice-presidente, José Carlos Maldonado de Carvalho, e o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo.
O PGJ ressaltou a importância da data para a Justiça fluminense. “Tenho certeza de que o TJ-RJ estará cada vez mais próximo do cidadão e que essa nova gestão engrandecerá ainda mais o Judiciário do Estado do Rio. E nós estaremos irmanados nessa luta, atentos e vibrantes na defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito. Inclusive, já estamos trabalhando juntos no que diz respeito à cooperação tecnológica”, destacou Luciano Mattos, que aproveitou para elogiar o antecessor de Ricardo Rodrigues Cardozo, desembargador Henrique Figueira, pela gestão, parceria e diálogo durante o período em que exerceu o cargo.
Em seu discurso de posse, Ricardo Rodrigues Cardozo lembrou que, durante o período em que atuou como corregedor-geral da Justiça, teve a oportunidade de atuar em conjunto com o PGJ, e elogiou a sua postura. “Durante esse período em que trabalhamos juntos, pude constatar a seriedade do doutor Luciano Mattos e o seu compromisso com a sociedade. Tenho a certeza de que ele foi, e continuará sendo, um grande PGJ. O Judiciário fluminense reconhece a importância do MPRJ, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados, pois não há justiça sem o tripé advocacia, MP e magistratura”, afirmou o novo presidente do TJ-RJ.
O ex-presidente do TJ-RJ, desembargador Henrique Figueira, falou sobre a relação que manteve com o MPRJ ao longo do período em que esteve à frente do Tribunal, no biênio 2021/22. “O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, foi um grande companheiro, me ajudou demais durante esse período, sempre ao nosso lado nestes dois anos, fizemos uma bela parceria institucional, que muito me orgulha”, afirmou.
Também estiveram presentes o governador do estado em exercício, Thiago Pampolha, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux e Luís Roberto Barroso, a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura, os ministros do STJ, Luis Felipe Salomão, Benedito Gonçalves, Marco Aurélio Bellizze e Messod Azulay Neto, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio, desembargador Elton Leme, a presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio, Eunice Bitencourt Haddad, o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o presidente da Câmara de Vereadores do Rio, Carlo Caiado, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio, Rodrigo Melo do Nascimento, o procurador-geral do Estado do Rio, Bruno Dubeux, a defensora-pública do Estado do Rio, Patrícia Cardoso Maciel Tavares, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio, Luciano Bandeira, e o arcebispo do estado do Rio, Dom Orani Tempesta, dentre outras autoridades.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)