Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH/MPRJ) e do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), promove, no dia 22/11 (terça-feira), a palestra “Direito e Literatura - Machado de Assis e a Questão Racial”. O evento será realizado às 11h, na sala multimídia, localizada no prédio das Procuradorias do MPRJ.
Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o encontro contará com a participação de Roberta Araújo, autora do livro “Machado de Assis Abolicionista". Na obra, a escritora se propõe a analisar os romances e contos machadianos como instrumento crítico ao sistema escravista. A fim de promover um diálogo além do Direito e da Literatura, Roberta busca reposicionar o autor e suas obras.
A palestra é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo e Respeito à Diversidade Étnica e Cultural (GT-RAÇA/MPRJ). Instituído no âmbito da (COGEPDPH/MPRJ), no final do ano passado, o grupo tem como objetivo promover diálogos sobre a questão racial e fomentar a reflexão sobre o tema, por meio de palestras, campanhas institucionais e seminários.
O evento é aberto ao público, limitado a 70 vagas, e será transmitido no canal do IERBB/MPRJ no Youtube. Para se inscrever, acesse aqui o formulário.
Considerado um dos nomes mais importantes da literatura brasileira, Machado de Assis (1839 – 1908) também atuou como jornalista, crítico, poeta e dramaturgo. O autor, que deixou sua contribuição para diferentes gêneros literários, foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. “Memórias póstumas de Brás Cubas” é um de seus romances mais conhecidos.
Palestra: Direito e Literatura - Machado de Assis e a Questão Racial
Data: 22/11 (terça-feira), de 11h às 13h
Local: Sala multimídia, no prédio das Procuradorias do MPRJ (Praça Procurador-Geral de Justiça Hermano Odilon dos Anjos, s/nº, Centro, Rio de Janeiro)
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)