Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), recebeu, na tarde de segunda-feira (24/10), os estudantes de Direito do Centro Universitário Universus Veritas (Univeritas) para uma visita guiada à exposição "131 anos do Ministério Público no Rio de Janeiro". Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de entrar em contato com a história da instituição, além de conhecerem, de maneira mais detalhada, o trabalho desenvolvido por procuradores e promotores de Justiça junto à sociedade.
Durante a visita, o coordenador do CDM/MPRJ, procurador de Justiça Márcio Klang, ressaltou a importância de a população conhecer o trabalho do MPRJ. "Por vezes, a imagem que as pessoas têm são as de filmes americanos, em que, quase sempre, o promotor auxilia no processo de condenação. O nosso Ministério Público possui uma gama muito maior de atuações que podem ir desde a defesa da criança e do adolescente até a garantia da integridade do patrimônio público.", comentou.
A coordenadora de Direitos Humanos e Minorias do Ministério Público do Rio de Janeiro (CDHM/MPRJ), procuradora de Justiça Eliane de Lima Pereira, e a coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH/MPRJ), procuradora de Justiça Patrícia Carvão, conversaram com os estudantes sobre a atuação do Ministério Público em novas áreas. Na sequência, a coordenadora da Ouvidoria da Mulher, promotora de Justiça Gabriela Tabet, forneceu informações sobre o órgão, destacando o preparo dos servidores para a garantia do anonimato das vítimas.
Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID/MPRJ), por meio de uma apresentação conduzida pelo gestor técnico do projeto, André Luiz Cruz. A historiadora do CDM/MPRJ, Nataraj Trinta, foi a responsável por finalizar a visita, convidando os presentes a interagirem com o espaço da exposição, que contém acervo histórico digital, espaço instagramável, painel com nome de todos os procuradores-gerais de Justiça, além de uma estante com livros escritos por membros e servidores da instituição.
As visitas guiadas podem ser agendadas por meio de:
E-mail: memória.secretaria@mprj.mp.br
Telefone: (21) 3970-3381
WhatsApp: (21) 99352-8197
(Dados coletados diariamente)