Notícia
Notícia
Acervo histórico digital, espaço instagramável, painel com nome de todos os procuradores-gerais de Justiça, e muita história contada através das inúmeras entrevistas feitas pelo Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ) marcaram a abertura da exposição “131 anos do Ministério Público no Rio de Janeiro”, na noite desta segunda-feira (22/08), no Corredor Cultural Promotor de Justiça Stênio Lutgardes Neves, no 4º andar do prédio das Procuradorias de Justiça, na Praça Procurador-Geral de Justiça Hermano Odilon dos Anjos. No espaço também há uma estante de livros com obras de autoria de membros e servidores do MPRJ, para consulta dos visitantes.
“A Exposição 131 anos do MPRJ traz informações que devem ser valorizadas, enaltecidas e celebradas não só porque contam a história do Ministério Público como instituição, mas porque mostram os esforços de pessoas que contribuíram ao longo de sua existência para o fortalecimento do seu trabalho em prol do conjunto da sociedade”, ressaltou o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos.
O procurador de Justiça Márcio Klang, coordenador do CDM/MPRJ, adiantou que o espaço receberá a visita de alunos do ensino médio, em uma parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPERJ) e Instituto dos Advogados do Brasil (IAB). “Essas instituições, que estão na mesma calçada, instituíram o projeto Calçada da Cidadania, que consiste em oferecer aos alunos do ensino médio informações sobre a história de importantes instituições do estado”, declarou.
A historiadora responsável pelo CDM/MPRJ, Nataraj Trinta, falou sobre a expectativa de receber estudantes. “Precisamos consolidar a cultura de memória, pois falar da história da instituição, é passear pela história do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil”, pontuou.
A exposição ficará franqueada à visitação geral no período de segunda à sexta-feira, entre 11 horas e 17 horas, podendo, ainda, serem agendadas visitas guiadas individuais ou em grupo por meio de solicitação enviada ao endereço eletrônico memoria.secretaria@mprj.mp.br, por contato telefônico no número (21) 2215-9640 ou Whatsapp (21) 99352-8197.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)