Notícia
Notícia
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis, se reuniu, na sexta-feira (14/10), com representantes do Município de São José do Vale do Rio Preto, região Serrana do Estado. O objetivo da reunião foi iniciar a construção de um plano de contingência para desastres com ações que deverão ser adotadas para preparar a cidade para a época das chuvas.
Na oportunidade, as promotoras de Justiça Vanessa Katz e Zilda Januzzi orientaram às autoridades da Defesa Civil, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social sobre os pontos importantes que devem ser observados para elaboração desse planejamento. "O Município de São José do Vale do Rio Preto concordou com a proposta do MPRJ e vai começar a elaborar esse projeto com base no que conversamos hoje", afirmou Vanessa Katz. Uma nova reunião está marcada para novembro, para dar continuidade à idealização do planejamento.
A produção do plano de assistência de São José do Vale do Rio Preto contará com o apoio da equipe técnica do Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional (CRAAI) Petrópolis e seguirá as diretrizes apontadas pelo Grupo Temático Temporário para Desastres Naturais (GTT-Desastres/MPRJ).
Tragédia Região Serrana
Em fevereiro e março deste ano, um forte temporal atingiu a cidade de Petrópolis causando a morte de mais de 200 pessoas e centenas de desabrigados. O desastre também destruiu grande parte da cidade, por conta de deslizamentos de terra e inundações dos rios. Na ocasião, foi montado um gabinete de crise pelo MPRJ, que, desde então, trabalha para que sejam implantadas medidas de recuperação e de prevenção dos impactos das chuvas na cidade.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)