NoticiasDetalhe

Notícia

Saúde
MPRJ recomenda que SES exija plano de segurança de água para concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba
Publicado em Fri Aug 26 15:07:54 GMT 2022 - Atualizado em Fri Aug 26 15:41:07 GMT 2022

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo Temático Temporário para Garantia de Segurança Hídrica (GTT Segurança Hídrica/MPRJ), expediu, na quinta-feira (25/08), recomendação para que a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) exija a apresentação de um Plano de Segurança da Água (PSA) aos responsáveis pelo sistema de abastecimento de água de Juturnaíba.

Com objetivo de prevenir possíveis riscos à saúde da população, o documento pede que a SES exija das concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba a elaboração de um plano conforme metodologia e conteúdo preconizados pela Organização Mundial de Saúde ou definidos em diretrizes do Ministério da Saúde. O sistema abastece municípios como Araruama, Saquarema, Silva Jardim, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

O MPRJ lembra que a atual Portaria que trata do controle e vigilância da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade (Portaria GM/MS nº. 888/21), prevê a possibilidade da Autoridade de Saúde Pública exigir dos responsáveis pelo sistema de abastecimento de água a elaboração e implementação de um PSA. “Os principais benefícios do desenvolvimento e implementação de um PSA incluem a avaliação e priorização sistemática e detalhada dos riscos e o monitoramento operacional de barreiras ou medidas de controle, minimizando a possibilidade de deficiências no tratamento por meio de monitoramento e planos de contingência para responder a falhas do sistema ou imprevistos que possam impactar na qualidade da água”, destaca um dos trechos da Recomendação.

O documento ressalta que desde o início de 2022 o GTT-SH vem atuando para o aprimoramento do monitoramento da qualidade da água bruta e da água tratada distribuída a população dos 8 municípios abastecidos pelo Sistema de Juturnaíba. Após a identificação de desconformidades em alguns dos parâmetros de monitoramento e no plano de amostragem realizado pelas concessionárias Águas de Juturnaíba e Prolagos, o GTT-SH/MPRJ adotou providências para que ambas as concessionárias regularizassem o monitoramento da água bruta, tratada e distribuída, bem como adequassem os seus Planos de Amostragem aos ditames da Portaria GM/MS nº 888/2021. O MPRJ deu 15 dias para resposta quanto ao atendimento da Recomendação.

recomendação
secretaria de estado de saúde
segurança hídrica
juturnaíba
garantia de segurança hídrica
sistema de abastecimento de água de juturnaíba
plano de segurança da água
235 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar