Notícia
Notícia
Promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) passaram por capacitações e agora integram o Grupo de Trabalho criado pelo Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos para discussão e aprimoramento de métodos de investigação criminal envolvendo criptoativos, com atuação na América Latina e Caribe. O Grupo é composto por membros do Ministério Público, agentes policiais e integrantes de unidades de inteligência dos países envolvidos, incluindo representantes do Governo Americano.
Anteriormente ao início das atividades do Grupo de Trabalho, os agentes convidados foram submetidos a duas capacitações oferecidas pelo DOJ, ministradas por representantes da empresa Chainalysis, conhecida pela oferta de ferramentas e soluções utilizadas no rastreamento de criptoativos. A primeira capacitação ocorreu de forma remota, entre os dias 18 e 21/07/2022, envolvendo o curso "Fundamentos Básicos das Criptomoedas", e a segunda capacitação foi realizada entre 22 e 25/08/2022, presencialmente no Rio de Janeiro, contemplando o curso "Chainalysis Reactor Certification".
Ao término de cada uma das etapas de aperfeiçoamento, os participantes foram submetidos aos respectivos exames de conhecimento, sendo pressuposto para integrar o Grupo de Trabalho criado pelo DOJ-EUA a aprovação nas duas provas realizadas, com no mínimo 75% de acerto em cada uma delas.
Dentre os agentes convidados pelo DOJ-EUA e aprovados nas certificações exigidas, estão os promotores de Justiça Diogo Erthal Alves da Costa e Fabiano Gonçalves Cossermelli Oliveira, integrantes do GAECO/MPRJ. Eles passarão a integrar o Grupo de Trabalho para investigações em criptoativos na América Latina e Caribe, com atuação permanente e encontros periódicos visando discutir medidas e soluções que aprimorem a investigação de ilícitos criminais que envolvam o emprego de ativos virtuais.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)