Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) apoia a campanha Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. Ao longo do mês, a Instituição vai veicular internamente e em suas redes sociais informações sobre a importância das medidas voltadas para a segurança no trânsito elaboradas pela Gerência de Transportes da Secretaria de Logística.
O Movimento Maio Amarelo foi criado em 11 de maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Segundo a organização, 1,35 milhão de pessoas perdem a vida, todos os anos, em ruas e avenidas no mundo. O Amarelo, cor que sinaliza advertência no semáforo, foi escolhida por simbolizar a atenção necessária para a causa.
A campanha Maio Amarelo tem como objetivo reduzir a trágica realidade dos acidentes de trânsito no Brasil. Os acidentes deixam mais de 80 vítimas fatais a cada dia. Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária mostram que 90% dos acidentes de trânsito ocorrem por falhas humanas, tais como imperícia, imprudência e desatenção.
Motorista prudente
Em abril, o #MPRJ promoveu o evento "Motorista Prudente", organizado pela Secretaria de Logística (SECLOG/MPRJ) em parceria com a Escola Pública de Trânsito do DETRAN-RJ. Ao todo, 74 motoristas que se destacaram na prestação de serviço durante o ano de 2021 receberam certificados pela atuação exemplar no cumprimento das atividades. A avaliação foi feita com base em boas práticas, segurança no trânsito e logística.
“Orientamos os condutores a verificarem todos os itens de segurança, que utilizem o cinto de segurança, a não usar o telefone celular, além de cuidados com transeuntes e outros veículos”, afirmou o Gerente de Transporte, Ozias José dos Santos Júnior.
Os motoristas da Instituição também recebem uma cartilha com recomendações de boas práticas e segurança no trânsito, além de esclarecimentos com relação à padronização dos procedimentos a serem adotados no serviço.
Estar atento às regras de trânsito é estar atento à vida!
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)