Notícia
Notícia
Moradores de Petrópolis e, principalmente, as pessoas afetadas pela tragédia provocada pela chuva na cidade têm, a partir desta quinta-feira (03/03), um novo posto de atendimento para a emissão de documentos, em uma parceria entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e o Detran.RJ. Já neste primeiro dia foram atendidos 30 desabrigados que ficaram sem seus documentos em decorrência das chuvas. O serviço estará disponível até a próxima quarta-feira (09/03) – com exceção do domingo –, das 10h às 16h, no ônibus do MPRJ, estacionado na praça Prefeito Alcindo Sodré, no Centro de Petrópolis.
Pela manhã e no início da tarde uma van disponibilizada pelo Detran-RJ levou ao local 30 pessoas que ficaram desabrigadas e que também estão sem seus documentos. Elas foram identificadas em abrigos pelo MPRJ, que vistoriou todos os pontos de acolhimento. Amanhã já está previsto o transporte de desabrigados que estão sem documentos em outros dois abrigos. No posto móvel podem ser emitidas as segundas vias de Carteira Nacional de Habilitação, Identificação Civil, certidão de nascimento e certidão de casamento.
A coordenadora-geral de Promoção da Dignidade Humana, Patrícia Carvão, lembra que a documentação pessoal é fundamental para garantir que as pessoas tenham o devido acesso aos seus direitos. "Muitas pessoas perderam todos os seus pertences, inclusive seus documentos. Isso traz dificuldade até para obtenção de benefícios assistenciais, como o aluguel social. E nas últimas semanas o MPRJ fez diversas visitas aos abrigos com suas equipes técnicas e nessas ocasiões percebemos a necessidade de prestar assistência no que se refere à emissão de documentos", explica Patrícia Carvão, que complementa: "O Detran já estava fazendo emissão de documentação, então viemos para ampliar esforços. Com essa parceria a gente consegue ir nesses pontos de acolhimento, buscar as pessoas e resolver as questões com mais celeridade".
O presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, comentou que neste momento é fundamental construir essas parcerias para minimizar a perda da população atingida pelas chuvas. "Portanto estamos aqui juntos, o Ministério Público dispôs essa unidade móvel, trouxemos nossas equipes de habilitação e identificação civil, o cartório local está aqui também. É fundamental a união de todos e essa parceria do Governo do Estado, através do Detran, com o Ministério Público", disse.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)