Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) vem recebendo, desde a semana passada, muitas notícias falsas relacionadas ao desastre ambiental na cidade de Petrópolis, na Região Serrana. As chamadas "fake news", que chegam por meio de denúncias e também pelas redes sociais, se referem a saques de casas, vendas de cestas básicas e de donativos em geral.
"O Ministério Público faz um apelo à população para que não sejam disseminadas notícias falsas. Todas as notícias que chegam precisam ser apuradas e para isso são destacadas equipes do MP, da Polícia Civil e da Polícia Militar para averiguar, quando na verdade são notícias sem o menor fundamento. Isso atrapalha muito o bom andamento dos trabalhos das autoridades que est¿o na linha de frente no socorro às vítimas", ressalta a promotora de Justiça Flavia Meschick de Carvalho Vieira, titular da Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Petrópolis.
Uma outra situação é a de pessoas que tentam obter vantagens em meio ao desastre: na segunda-feira (21/02), um homem foi preso em flagrante ao se apresentar como policial civil e pedir para levar as doações de um dos pontos de coleta. Funcionários suspeitaram da identidade do rapaz, que ainda ameaçou um dos responsáveis pelo local de distribuição. O falso policial foi autuado por estelionato e ameaça.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)