Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) reuniu-se, na manhã desta quinta (24/02), com o governo do Estado do RJ para definir os próximos passos da implementação das alterações viárias na BR-040, em Petrópolis. O projeto prevê nova ligação entre os bairros Bigen e Quitandinha, bem como a criação de faixa reversível na via. A obra é uma antiga demanda da população local e está prevista no Plano Diretor e no Plano de Mobilidade do município. As alterações permitirão maior fluidez ao trânsito de Petrópolis, reduzindo o tempo de deslocamento das equipes, do maquinário de limpeza e do Corpo de Bombeiros, agilizando o trabalho de revitalização da cidade imperial, após o temporal do último dia 15. O encontro ocorreu no Palácio Quitandinha.
“O MPRJ já havia observado a necessidade da referida alteração e agora, pós-desastre, a obra se faz mais do que fundamental para ligar os bairros mais populosos de Petrópolis, que são Bigen e Quitandinha, além dos distritos e importantes vias da cidade, que se encontram comprometidas”, pontuou a promotora de Justiça Zilda Januzzi, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis. A promotora também destacou a importância das alterações viárias para o período de retorno às aulas e para a retomada do comércio local. “É preciso que as obras estejam bem definidas, para que a população não tenha ainda mais dificuldade de se locomover dentro da cidade”, observou.
Participaram da reunião o secretário de Estado de Obras e Infraestrutura, Max Lemos, que representou o governador do Rio, Cláudio Castro, e representantes do Executivo Municipal, do Legislativo, da Polícia Rodoviária Federal, do Ministério da Infraestrutura, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio de Janeiro (CONCER), da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPERJ) e do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)