Notícia
Notícia
O Ministério Público, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis, promoveu, nesta segunda-feira (21/02), vistoria em um trecho da BR 040, com técnicos da Prefeitura e com a Secretaria Estadual de Obras, visando analisar a possibilidade da execução da ligação viária Bingen-Quitandinha, para a melhoria da mobilidade urbana.
Antiga reivindicação dos moradores de Petrópolis, a ligação está prevista tanto no Plano Diretor quanto no Plano de Mobilidade Urbana de Petrópolis. “Essa obra é aguardada pela população há anos, entretanto, diante da tragédia que se abateu sobre Petrópolis, tornou-se fundamental para a melhoria do tráfego que seria consideravelmente diminuído no Centro Histórico”, explicou a promotora de Justiça Zilda Januzzi.
Duramente afetada pelas chuvas de terça passada, a Rua Washington Luiz é a principal ligação desde o Pórtico do Quitandinha até o Centro Histórico. “Ela está interditada e isso tem causado um caos no trânsito. A ligação entre Bingen e Quitandinha é uma alternativa necessária mesmo após a reconstrução da Washington Luiz”, explicou Zilda.
De acordo com o Plano de Mobilidade Urbana de Petrópolis, atualmente, a configuração viária da cidade obriga o veículo que deseja ir do bairro Bingen até o bairro Quitandinha a passar pelo já saturado corredor do centro histórico e pela também saturada via Cel. Veiga. “A ligação Quitandinha – Bingen é possível utilizando-se do sentido normal da BR-040”, diz o documento, que oferece três opções de pequenas obras para viabilizar essa ligação.
(Dados coletados diariamente)