Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou na terça-feira (19/10), com transmissão ao vivo pelo Youtube, o I Seminário do Observatório Nacional de Adoção (OBNAD). O encontro contou com palestra de três especialistas em adoção e exibiu a apresentação de trabalhos científicos sobre o tema.
Na abertura do evento, o diretor do Instituto, promotor de Justiça Leandro Navega agradeceu às pessoas envolvidas no projeto e enalteceu a iniciativa do procurador de Justiça Sávio Bittencourt, criador e Diretor do OBNAD. Navega destacou que o Observatório representa uma das maiores linhas de pesquisa no Ministério Público.
Na primeira parte do Seminário os participantes foram contemplados com palestras da psicóloga Lidia Natalia Dobrianskyi Weber, do psicólogo e psicoterapeuta Luiz Schettini Filho e do presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Rodrigo da Cunha Pereira. Eles destacaram fatos marcantes em suas trajetórias pelo Direito à Convivência Familiar e apontaram os maiores desafios a serem superados.
Em continuidade, no período da tarde, 18 pesquisadores de diversas partes do país apresentaram seus trabalhos científicos no campo da adoção e Direito de Família. Os trabalhos foram selecionados mediante edital de convocatória realizado pelo OBNAD.
Criado em 2017 no âmbito do IERBB/MPRJ, o OBNAD congrega diversos profissionais, pesquisadores e instituições empenhados na análise e debate sobre adoção no país. É uma estrutura que abriga iniciativas, estudos, projetos e pesquisas comprometidas com a promoção da convivência familiar de crianças e adolescentes no Brasil. Além de fomentar a produção acadêmica e contribuir para implementação de políticas públicas sobre adoção, ou aperfeiçoar as já existentes, o Observatório também busca desenvolver estratégias de estímulo à desinstitucionalização por meio da adoção.
Voltado para membros e servidores do MPRJ, o evento foi transmitido pelo Teams para aqueles que se inscreveram previamente e aberto ao público externo, sendo transmitido pelo Youtube. Assista a íntegra da live em https://www.youtube.com/watch?v=ffE5TiPieOw&t=5700s.
(Dados coletados diariamente)