Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio da 1ª promotoria da Infância e Juventude de Belford Roxo, com apoio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), desenvolveu o curso “Filosofia Futebol Clube: os jogos da vida” voltado para jovens em conflito com a lei do Centro de Atendimento Intensivo Belford Roxo (CAI-Baixada).
O projeto é uma iniciativa das promotoras de Justiça do MPRJ Gabriela Brandt de Oliveira, Fernanda Camara Torres Sodré e Flávia Marcondes e visa à ressocialização destes jovens através do desenvolvimento de um trabalho educativo acerca de concepções filosóficas fundamentais ao conhecimento da liberdade e cidadania por meio da temática do futebol.
Ministrado pelo professor de filosofia Silvério Ortiz, o curso vai proporcionar uma iniciação no tema da Ética pela discussão das virtudes, intermediando a reflexão sobre a virtude da temperança/moderação em uma conversa sobre a relação de torcedores com o time. Também vai propor reflexões sobre as virtudes da coragem e da fortaleza em diálogo com a busca pela superação dos adversários no futebol.
Outro objetivo da formação é abordar as virtudes da prudência e da autonomia a partir de situações de partidas equilibradas e disputas indefinidas no futebol. E por fim vai desenvolver os conceitos das virtudes da justiça e da autarquia a partir das situações de partidas resolvidas na disputa de pênaltis.
O curso é dividido em quatro aulas de duas horas, totalizando a carga-horária de oito horas com início no dia 13/09 e aulas nos dias 20 e 27 do mesmo mês e no dia 04/10, sempre das 9h às 11h, pela plataforma Teams. Além das 20 vagas para os jovens do CAI-Baixada, também serão ofertadas cinco vagas para estagiários não forenses do MPRJ indicados pelo IERBB/MPRJ.
O curso conta com a parceria do Departamento Geral de Ações Sócio Educativas (DEGASE).
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)