Notícia
Notícia
Dez integrantes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) foram eleitos, nesta segunda-feira (23/08), para compor o Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça no biênio 2021/2023. A votação ocorreu exclusivamente por meio eletrônico, através do Sistema Eletrônico de Votação (SEV), das 10h às 17h. Participaram da votação 190 procuradores de Justiça, do total de 195 aptos a votar. Quatro membros votaram nulo. A apuração também identificou sete cédulas com votos uninominais.
Com 10 candidatos na disputa, foram eleitos os procuradores de Justiça Carlos Roberto de Castro Jatahy (152 votos), Marcelo Daltro Leite (134 votos), Angela Maria Silveira dos Santos (120 votos), Márcia Maria Tamburini Porto (120 votos), Carla Rodrigues Araujo de Castro (117 votos), Sávio Renato Bittencourt Soares Silva (107 votos), Nelma Gloria Trindade de Lima (97 votos), Márcio José Nobre de Almeida (92 votos), Elizabeth Carneiro de Lima (81 votos) e Antonio Carlos da Graça de Mesquita (64 votos).
A abertura da votação foi realizada pela decana da instituição, a procuradora de Justiça Maria Cristina Tellechea, que exerceu a presidência do pleito. Também compuseram a mesa receptora de votos os procuradores de Justiça Luiza Theresa Baptista de Mattos e Adolfo Borges Filho, virtualmente. O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, votou no início da tarde e logo após esteve na sala de sessão dos Órgãos Colegiados para acompanhar o andamento do pleito. "A eleição para Órgão Especial é um momento extremamente relevante para a democracia institucional, pois além de ser um dos órgãos mais importantes da administração superior, é a estrutura que auxilia a definir os rumos da instituição", destacou o PGJ.
Os membros eleitos tomarão posse no dia 24 de setembro de 2021, em sessão solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça. Eles exercerão seus mandatos com início em 25 de setembro de 2021 até o dia 24 de setembro de 2023. O resultado será disponibilizado no Diário Oficial eletrônico ainda nesta segunda-feira e publicado na terça-feira (24/08).
O Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça é composto pelo procurador-geral de Justiça Luciano Mattos, pela corregedora-geral do MPRJ, Luciana Sapha, pelos dez procuradores de Justiça mais antigos na classe e por dez procuradores de Justiça eleitos, além dos suplentes natos e escolhidos.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)