Farol
O Projeto Farol, elaborado pelo extinto Centro de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (CENPE/MPRJ), em parceria com a Subprocuradoria-Geral de Justiça de Planejamento Institucional (SUBPLAN/MPRJ) e o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal/MPRJ), busca lançar luz sobre o trabalho das Promotorias de Justiça que atuam na seara criminal por meio da produção e do uso de indicadores. O projeto tem por objetivo estabelecer um processo de medição e acompanhamento das atividades desses órgãos. O Farol alinhou-se ao processo de modernização do MPRJ, buscando incentivar uma atuação institucional resolutiva e focada em atingir resultados efetivos para a sociedade. Um de seus alicerces, a medição, busca mensurar os resultados das Promotorias de Justiça a partir do processo de inteligência de dados, no sentido de elaborar métricas que auxiliem estrategicamente a tomada de decisões dos membros. Focado na seara criminal, mais especificamente nos órgãos de execução com atribuição investigativa, o projeto foi entregue institucionalmente em 2020, e incorporado pela Gerência de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (GADG/MPRJ) em 2021, e vem recebendo atualizações de medições periódicas.
Medição
Procura mensurar os resultados das Promotorias de Justiça a partir do processo de inteligência de dados, no sentido de elaborar métricas que auxiliem estrategicamente a tomada de decisões dos membros. O eixo Medição tem como ponto de partida, dentro da seara criminal, os órgãos de execução com atribuição investigativa.
Engajamento
Visa incentivar a cultura do uso de dados no MPRJ para auxiliar debates de novas estratégias institucionais, estimulando processos de discussão de problemas concretos e de construção de soluções criativas com base em evidências.
Transparência
Busca qualificar o diálogo com a sociedade por meio da transparência ativa. Esse eixo parte da premissa de que é fundamental fornecer à sociedade informações acerca das atividades ministeriais de modo acessível, e que dialoguem com os resultados registrados pelos demais órgãos do Sistema de Justiça Criminal.
13/01/2021
"Os desafios para esclarecer casos de homicídios no Rio de Janeiro", rádio CBN