Notícia
Notícia
Tomou posse nesta quarta-feira (15/05) como presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) o procurador-geral de Justiça do MPMG, Jarbas Soares. O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, e o subprocurador-geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas, Marfan Martins Vieira, participaram da posse, realizada na sede do MPDFT, em Brasília. Luciano Mattos seguirá na vice-presidência do conselho para a Região Sudeste.
Jarbas foi eleito por aclamação para o mandato 2024 durante a 3ª reunião ordinária do colegiado, realizada no dia 17/04. Ele assume a cadeira ocupada por César Mattar Júnior, PGJ do Pará. Durante o discurso, lembrou das transformações e avanços que viveu em sua trajetória como parte das primeiras gerações de membros do Ministério Público após a Constituição de 1988.
"Não aprendemos nos bancos escolares ou mesmo na prática jurídica. Esta geração teve que fazer aprendendo. Erramos, acertamos e construímos a doutrina do MP pensada por nossos antecessores", recordou Jarbas Soares, que afirmou: "Estamos juntos para discutir os rumos, apontar caminhos, buscar alternativas e acertos. Este conselho é o mais importante colegiado da política institucional do Ministério Público brasileiro. É o farol da nossa instituição, onde estão os líderes eleitos, que falam e pensam por ela", afirmou Jarbas Soares.
Durante a reunião desta quarta-feira também foi anunciada a nova diretoria do CNPG para o mandato 2024/2025. Estiveram presentes os procuradores-gerais que compõem o colegiado, conselheiros do CNMP, presidentes de associações e outros representantes do MP brasileiro. A próxima reunião do CNPG está marcada para o dia 11 de junho.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)