Exposição: 131 anos
Exposição: 131 anos do Ministério Público no Rio de Janeiro - desde 1891
Com a estabilização do quadro estadual e nacional no enfrentamento à pandemia da COVID-19, foi possível retomar os projetos expositivos presenciais com segurança. Ao longo de dois anos, foram estudadas algumas temáticas e formas de ocupação do espaço expositivo, contudo, foi necessário aguardar que a situação sanitária com a vacinação de parcela considerável da população, entre outras medidas, se consolidasse.
Foi nesse contexto que foi idealizada a exposição 131 anos do Ministério Público no Rio de Janeiro - desde 1891. Realizada totalmente com recursos internos, contou com a colaboração direta de diversos setores da instituição. A concepção, o trabalho de pesquisa e produção de textos foram realizados pela equipe técnica do memorial; o designer gráfico pela Gerência de Portal e Programação Visual (STIC/MPRJ); a disposição do espaço físico atendendo aos critérios de acessibilidade pela Gerência de Layout (SEA/MPRJ); a legendagem dos vídeos dos projetos de história oral pela Coordenadoria de Comunicação (CODCOM) e pela Gerência de Portal e Programação Visual; a revisão de textos pela Revista do MP; apenas para destacar alguns.
Inaugurada em 22 de agosto de 2022, às 18 horas, apresenta todos os projetos institucionais ligados à memória e à história do MPRJ desenvolvidos pelo Centro de Memória em diferentes formatos: vídeos, banners, painéis adesivados e objetos museológicos. Há um computador para acessar o acervo digital do memorial na plataforma AtoM. Conta também com dois espaços especiais: a Bancada do Promotor e MPRJ escreve Direito. O primeiro é um espaço instagramável para o público, em especial, jovens, adolescentes e crianças vestirem as becas que estarão penduradas no cabide ao lado de uma bancada de madeira com a logomarca do MPRJ e uma ¿cadeira¿ de Promotor. Um momento para tirarem fotos e postar nas redes sociais. No espaço MPRJ escreve Direito está exposta a máquina de escrever (Remington, 1958) que pertenceu ao Procurador de Justiça Luiz Brandão Gatti ao lado de uma estante com livros escritos por membros e servidores. Foi realizada uma campanha de divulgação junto à comunidade interna que contou com ampla adesão. Foram doados mais de noventa livros e continuamos recebendo obras! Completa o espaço duas poltronas para que o público leia e consulte os livros no local.
De caráter permanente, a exposição está aberta ao público em geral e integra o Projeto Calçada da Cidadania, uma parceria com a OAB-RJ e com a participação da Defensoria Pública estadual e do IAB, todos na mesma calçada!
Visitas guiadas e agendamentos poderão ser realizados com a secretaria do CDM/MPRJ (e-mail: memoria@mprj.mp.br e telefones (21) 2215-9640, 99352-8197).