Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial em Segurança Pública (GAESP/MPRJ), apresentou, nesta sexta-feira (18/12), denúncia em face de três policiais militares pelo homicídio de José Pio na comunidade de Vila Kennedy, em Bangu, zona Oeste do Rio. De acordo com a denúncia, no dia 03/09/2019, os policiais militares Antônio Augusto Valente Gradim Júnior, Guilherme Asevedo de Souza e Letícia Muritiba de Souza Queiroz, todos integrantes do Grupamento de Ações Táticas (GAT) do 14º BPM, realizavam patrulhamento de rotina, quando desceram da viatura e entraram a pé na comunidade com o objetivo de reprimir o tráfico de drogas.
A vítima trabalhava na obra de uma laje quando foi atingida pelos disparos de arma de fogo. Outras duas pessoas que também que trabalhavam na obra conseguiram se proteger e não foram feridas. As investigações apontaram que José Pio não teve qualquer chance de defesa, sendo alvejado pelas costas, enquanto estava agachado. Ainda segundo a denúncia, os crimes foram cometidos por motivo fútil, em razão dos denunciados terem suspeitado que José Pio e as outras duas pessoas seriam integrantes do tráfico de drogas pelo simples fato de se encontrarem sobre a laje do imóvel.
A denúncia foi distribuída ao III Tribunal do Júri da Capital e, diante da gravidade dos fatos, o MPRJ requereu, como medida de garantia da ordem pública e por conveniência da instrução criminal, a suspensão cautelar do exercício da função policial dos denunciados.
Processo n° 0295992-98.2020.8.19.0001
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)