Notícia
Notícia
Notícia
MPRJ inaugura espaço cultural em homenagem à procuradora de Justiça Maria da Conceição de Souza Lopes
Publicado em Fri Dec 18 18:08:14 GMT 2020
- Atualizado em Fri Dec 18 18:10:24 GMT 2020
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) inaugurou, nesta sexta-feira (18/12), o Espaço Cultural Procuradora de Justiça Maria da Conceição Lopes de Souza Santos. Localizado no foyer do auditório do edifício-sede, o novo espaço recebeu uma placa em homenagem à procuradora de Justiça, falecida este ano.
A solenidade de inauguração ocorreu com a presença da procuradora-geral de Justiça em exercício, Maria Cristina Tellechea, e do tio da procuradora Maria da Conceição Lopes de Souza Santos, Gabriel de Araújo Santos. A cerimônia foi transmitida de forma virtual, obedecendo os protocolos de prevenção de contágio pela Covid-19 definidos pela Secretaria-Geral e pelo Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO/MPRJ).
Em seu discurso, a procuradora-geral de Justiça em exercício, Maria Cristina Tellechea, ressaltou o imenso amor que a procuradora de Justiça Maria da Conceição Lopes de Souza Santos tinha pela Instituição. “Ela nos deixou no auge de seu protagonismo institucional. Conceição é símbolo de energia, é símbolo de inovação, é símbolo de pensar maior e melhor. Com certeza ela estará sempre conosco e continuará em nossas trincheiras.”, afirmou.
O tio da homenageada lembrou que a procuradora fez a opção de trabalhar no Ministério Público porque queria fazer justiça em uma sociedade tão injusta. Ele destacou a inteligência, capacidade e dedicação ao MPRJ ao longo de sua vida.
A inauguração do Espaço Cultural Procuradora de Justiça Maria da Conceição de Souza Lopes encerrou a série de atividades para comemorar a “Semana do Ministério Público”, em alusão ao Dia Nacional do MP, celebrado anualmente no dia 14 de dezembro.
Carreira
Nascida no dia 08 de junho de 1958, no estado do Rio de Janeiro, Maria da Conceição Lopes de Souza Santos ingressou no MPRJ como promotora de Justiça, sendo designada para atuar na 1ª Curadoria de Família de Nova Iguaçu. Como promotora, passou ainda pelas Comarcas de Campos dos Goytacazes, São Gonçalo, Macaé, Niterói, São João de Meriti e da Capital, atuando nas áreas Criminal, de Família, Eleitoral e nas Curadorias de Justiça de Acidentes de Trabalho, de Ausentes, Órfãos e Interditos, de Registro Civil, de Fazenda Pública, de Resíduos e de Família.
Em 30 de junho de 1998 foi nomeada procuradora de Justiça, pelo critério de promoção, sendo lotada inicialmente na 29ª Procuradoria de Justiça da Região Especial. Desde então, Maria da Conceição foi titular de diferentes Procuradorias de Justiça junto às Câmaras Cíveis do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Maria da Conceição Lopes de Souza Santos foi eleita três vezes para ocupar um assento do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça do MPRJ, para o biênio 2009/2011, para o biênio 2017/2019, e mais recentemente para o biênio 2019/2021. De abril a junho de 2020, ocupou interinamente o cargo de corregedora-geral do MPRJ, durante o processo eleitoral destinado ao preenchimento do cargo. Foram mais de 30 anos de dedicação ao Ministério Público do Rio de Janeiro.
Por MPRJ
499
VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
(Dados coletados diariamente)