Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) celebra, neste dia 1º de outubro, o segundo aniversário das suas publicações oficiais em suporte integralmente digital. O Diário Oficial Eletrônico (DOe-MPRJ), implementado pela Secretaria-Geral do Ministério Público (SGMP/MPRJ) com o apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC/MPRJ), trouxe notável agilidade na divulgação de atos institucionais, bem como multiplicou o número dos seus leitores, por meio de sua disponibilização no portal eletrônico MPRJ, diariamente, às 20h.
Além disso, a ferramenta gerou vultosa redução nas despesas com publicações já desde outubro de 2018, quando substituiu a edição impressa veiculada pela Imprensa Oficial. Nesse biênio, foram economizados cerca de R$ 2,7 milhões no orçamento anual do MPRJ, com a publicação de aproximadamente 11 mil páginas em formato eletrônico.
A medida faz parte da série de investimentos em soluções de tecnologia realizadas pela Administração Superior do MPRJ para otimizar serviços e economizar recursos, além de aumentar a eficiência na comunicação de dados, em atenção a conceitos de governança digital. Nesse contexto, a digitalização do DOe-MPRJ observou critérios de gestão focados em eficiência, economicidade e transparência no âmbito institucional, sem deixar de lado um design atraente e funcionalidades de acesso, leitura e acessibilidade.
O secretário de Tecnologia da Informação e de Comunicação do MPRJ, Daniel Haab, complementa que “o projeto DOe-MPRJ traz ainda considerável nuance de sustentabilidade, na medida em que foram poupadas muitas toneladas de papel em sua transposição para o mundo virtual. Mais rápido, acessível e democratizado, nosso diário eletrônico se insere na ampla iniciativa de transformação digital do Ministério Público.”
O gerente da Gerência de Portal e Programação Visual (GPPV/STIC), Gustavo Honorato Maia, ressalta que “o projeto DOe-MPRJ adota o conceito de Governo Digital, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que preconiza a adoção de políticas públicas mais eficientes e econômicas com o uso de tecnologias”.
A primeira versão do DOe-MPRJ foi assinada pelo secretário-geral do MPRJ, o promotor de Justiça Dimitrius Viveiros Gonçalves, e a ferramenta é acessível diretamente no Portal MPRJ na internet, que também hospeda o Portal da Transparência, garantindo à sociedade amplo acesso a resoluções, atos e comunicações do Parquet fluminense.
(Dados coletados diariamente)