NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ recebe visita do controlador-geral do Estado e do procurador-geral do Estado
Publicado em Tue Sep 29 21:02:16 GMT 2020 - Atualizado em Thu Oct 01 00:00:55 GMT 2020

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, acompanhado pelo coordenador do Grupo de Atuação Especializada em Sonegação Fiscal (GAESF/MPRJ), promotor de Justiça Vinicius Cavalleiro, recebeu nesta terça-feira (29/09) a visita do procurador-geral do Estado, Bruno Dubeux, do controlador-geral do Estado, Ricardo Soares, e do assessor do Gabinete do Governador, Rafael Menezes.

Os participantes conversaram sobre métodos de aprimorar a troca de informações entre as instituições e possíveis aperfeiçoamentos nos mecanismos de controle do Estado para que, por exemplo, mesmo em uma situação que exija contratações emergenciais - como a pandemia de Covid-19 -, os contratos firmados em urgência passem por maior vigilância.

Eduardo Gussem também apresentou aos participantes algumas das estruturas dedicadas ao trabalho com dados, à criação de soluções inovadoras e ao desenvolvimento de pesquisas: respectivamente MPRJ em MapasInova/MPRJ e Cenpe/MPRJ.  No ‘MPRJ em Mapas’, o PGJ frisou a importância de coletar e qualificar todo tipo de dado disponível, para gerar conhecimento que permita visualizar melhor o que acontece no Estado: "Os dados são o novo petróleo. Desperdiçar informações que estão à disposição é como desperdiçar uma grande riqueza", comentou Gussem.

Durante o encontro, o controlador-geral do Estado, Ricardo Soares, comentou que a implementação de ferramentas para trabalhar dados semelhantes às desenvolvidas no MPRJ podem auxiliar a aprimorar o controle feito pelo Estado. "Isso (as ferramentas) pode facilitar um avanço grande que queremos dar. Temos que criar, na primeira linha de controle, uma maneira de todas as contratações emergenciais passarem por um crivo prévio, rápido, e sem tecnologia não teremos a velocidade necessária".

Saiba mais:

‘MPRJ em Mapas’ é um conjunto de ferramentas e plataformas de análise, diagnóstico e georreferenciamento focadas na construção e visualização de conhecimento instrumental para a atividade-fim do MPRJ, reunindo em sua equipe estatísticos, geógrafos, desenvolvedores de software e de inteligência artificial, designers e analistas de Business Inteligence. O trabalho é voltado para a criação de conhecimentos a partir do cruzamento de múltiplas bases de dados e da construção de ferramentas para compartilhamento de informações, gestão e diagnóstico de órgãos de execução.

Laboratório de Inovação do MPRJ (Inova/MPRJ) foi criado em 2019 e baseia sua atuação na utilização de inteligência artificial e no uso da pesquisa, ciência de dados e tecnologia para estabelecer uma cultura de colaboração e coparticipação da sociedade com o Parquet fluminense. Formado por uma equipe multidisciplinar, o órgão também trabalha com o conceito de trazer para dentro do MPRJ uma visão cidadã, gerando, a partir desta interlocução, soluções para os desafios enfrentados pelo Estado. Entre os projetos desenvolvidos está o Impacta, programa de inovação aberta que permite especificar o desafio que o órgão público quer ver solucionado e o resultado que ele espera, o Fagulha, que estimula o espírito inovador de agentes internos e externos, convidando-os a trabalhar com a equipe do Laboratório, o Bússola _ Gestão Hospitalar, que objetiva assegurar o registro de informações hospitalares em formato aberto e com frequência próxima ao tempo real, e o Bússola _Baía de Guanabara, desenvolvido em parceria com o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA/MPRJ) para monitorar os acordos firmados entre MPRJ, CEDAE e Governo do Estado do Rio, referentes às obras de saneamento na Bacia da Baía de Guanabara.

Centro de Pesquisas do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CENPE/MPRJ) promove o uso de análise de dados, pesquisas e avaliações como apoio a tomada de decisão dos membros do MPRJ. Com o objetivo de fomentar uma cultura de uso de evidências dentro do MPRJ, o CENPE/MPRJ atua em três dimensões: Produz e sistematiza informações para avaliar o trabalho do MPRJ e pensar sobre novos arranjos institucionais que possam contribuir para a atuação da instituição; promove o uso de dados por membros do MPRJ, via assessoramento direto, workshops e projetos-piloto com a área-fim; e dissemina estudos sobre políticas públicas baseadas em evidências, que envolvem problemas públicos relevantes para o Rio de Janeiro. O trabalho é inspirado por um movimento crescente no mundo, introduzido por Iain Chalmers nos anos 1990, que defende a avaliação de políticas públicas e o uso de evidências para entender desenhos de programas mais eficazes, efetivos e eficientes e com isso aplicar melhor os recursos públicos.

Por MPRJ

gaesf
mprj
pgj
eduardo gussem
mprj em mapas
procurador-geral de justiça
cenpe
inova
procurador-geral do estado
controlador-geral do estado
316 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar