Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) empossou nesta quinta-feira (28/05) Fernanda Vieira Alteirado, Arthur Soares Silva, Isabella de Azevedo Jordani, Thiago Lozoya Constant Lopes e Isadora Pereira Fortuna, aprovados no XXXV Concurso para Ingresso na Carreira de Promotor de Justiça Substituto. O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, presidiu a cerimônia de posse, transmitida pela internet através do Portal do MPRJ, e realizada no Auditório Procurador de Justiça Simão Isaac Benjó, no 9º andar do edifício das Procuradorias de Justiça, em solenidade do Conselho Superior do MPRJ.
O PGJ iniciou a solenidade agradecendo o empenho de cada membro do Conselho para a realização da reunião. Em virtude das medidas adotadas para a prevenção à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os demais integrantes participaram de maneira virtual. Estiveram presentes os procuradores de Justiça Marcelo Daltro Leite, Anna Maria Di Masi, Lilian Moreira Pinho, Dennis Aceti Brasil Ferreira, Galdino Augusto Coelho Bordallo, Viviane Tavares Henriques e Vera Regina de Almeida. Também acompanharam a reunião a corregedora-geral em exercício do MPRJ, procuradora de Justiça Maria da Conceição Lopes, e como convidada a procuradora de Justiça aposentada Tereza Henriques.
Chefe de gabinete do procurador-geral de Justiça, o promotor de Justiça Virgílio Panagiotis Stravidis leu o termo de posse, que confirma o compromisso dos aprovados para a função de Promotor de Justiça e o ingresso como membros da instituição. Responsável pelo discurso de boas-vindas aos novos integrantes, o procurador de Justiça Walberto Fernandes de Lima parabenizou os novos promotores e destacou em seu discurso o empenho do procurador-geral de Justiça, em nome do Ministério Público, para que os aprovados sejam empossados mesmo em tempos de pandemia. Walberto ressaltou aos novos promotores que cada vez mais a população solicitará a atenção de cada um deles ao cumprimento da missão constitucional da instituição. “E não se esqueçam que a nossa função exige ir mais além no empenho à fiscalização das leis porque a sociedade necessita da proatividade de cada membro do MPRJ”, aconselhou. E encorajou o grupo : “sempre que precisarem podem recorrer à administração superior e aos demais membros mais experientes, que estarão a postos para auxiliá-los nesta caminhada”.
Escolhido para ler o termo de compromisso, Arthur Soares Silva destacou a responsabilidade e a honra de ingressar na instituição que serve à população fluminense. Fernanda Vieira Alteirado agradeceu ao PGJ e ao Conselho Superior o empenho na realização das várias cerimônias de posse, e salientou em seu discurso que ela e seus colegas ingressam na instituição em um momento histórico decisivo, em que o MPRJ se destaca pelo uso de novas tecnologias na garantia dos direitos fundamentais da sociedade. “O MPRJ se esforça, mesmo em meio a uma crise sem precedentes, na constante fiscalização das ações governamentais, punindo os que desviam recursos e sangram os cofres públicos, e auxiliando diretamente na promoção do cuidado com os menos favorecidos, duramente atingidos pela pandemia”, disse.
Em seu discurso final, Gussem parabenizou os novos promotores de Justiça substitutos e reforçou a importância de se inspirarem em exemplos como o da procuradora de Justiça Tereza Henriques, de dedicação e empenho no trabalho no Ministério Público. O PGJ destacou outro fato inspirador, ocorrido no dia anterior, que foi a sustentação oral feita junto ao STJ pela coordenadora do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), promotora de Justiça Simone Sibilio, que garantiu a não federalização das investigações do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes. “Inspirem-se também na dedicação, na garra e conhecimento dela, que brilhantemente defendeu o real compromisso, a seriedade e o zelo das investigações conduzidas pelo MPRJ na elucidação do caso”, recomendou.
Após a cerimônia de posse, o Conselho Superior do MPRJ prosseguiu em reunião para as demais deliberações dos assuntos e pautas do dia, em modo presencial e por videoconferência.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)