NoticiasDetalhe

Notícia

Saúde
MPRJ se reúne com Subsecretaria de Vigilância em Saúde para auxiliar no monitoramento da expansão do coronavírus no Rio
Publicado em Tue Mar 17 21:40:34 GMT 2020 - Atualizado em Tue Mar 17 21:42:29 GMT 2020


O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou reunião, nesta terça-feira (17/03), para tratar de como a Coordenadoria de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento do MPRJ pode auxiliar a Secretaria de Estado de Saúde (SES) no monitoramento da expansão do coronavírus no Estado. Participaram membros e servidores do MPRJ e da Subsecretaria de Estado de Vigilância em Saúde. 

Colocar a estrutura de Análise, Diagnósticos e Geoprocessamento à disposição da SES foi uma orientação do Procurador-Geral de Justiça, Eduardo Gussem, para fortalecer o enfrentamento ao coronavírus. Durante o encontro, a subsecretária de Estado de Vigilância em Saúde, Claudia Melo, e a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, Silvia Cristina de Carvalho, explicaram como é feita a classificação e o monitoramento dos pacientes.

A partir do que foi colocado, a equipe da plataforma digital MPRJ em Mapas entendeu que pode trabalhar os dados que serão fornecidos pela SES e devolvê-los em uma interface de rápido entendimento, com informações georreferenciadas. A ideia é desenvolver formas de visualizações que permitam apontar, mais detalhadamente a localização dos casos confirmados e suspeitos de contaminação, permitindo medidas mais adequadas e localizadas de contenção da sua expansão. “Vamos trabalhar os dados que nos forem enviados para criar formas de visualização que atendam tanto aos gestores da Secretaria de Estado de Saúde, quanto ao Ministério Público. O objetivo é gerar cenários mais facilitados para a tomada de decisões”, explica o promotor de Justiça Sidney Rosa.

A subsecretária de Estado de Vigilância em Saúde, Claudia Melo, explica que a união de esforços de estruturas diferentes é fundamental para a população. “É um momento de crise em que a gente pede para a população fazer a parte dela, e nós precisamos fazer a nossa. Esse esforço do Ministério Público com a Secretaria de Saúde é um fortalecimento relevante para a saúde da população. Conseguimos aqui um apoio importante na área de georreferenciamento e de monitoramento, que vai nos ajudar muito a dar dinamismo nessa atividade. Vamos conseguir trabalhar o monitoramento e tomar decisões com mais agilidade", disse.

Participaram da reunião a coordenadora do CAO Saúde, promotora de Justiça Marcia Lustosa, e o coordenador do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), promotor de Justiça Rafael Lemos, além de outros servidores do MPRJ. O PGJ, Eduardo Gussem, compareceu para cumprimentar os presentes e colocar a instituição à disposição da secretaria estadual.

eduardo gussem
gate mprj
cao saúde
vigilância sanitária
coronavírus
geoprocessamento mprj
secretaria de saúde
236 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar