Notícia
Notícia
O Grupo de Atuação Especializada em Educação (GAEDUC) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) reuniu-se, nesta terça-feira (11/4), com os pais e os responsáveis dos alunos matriculados na creche Geraldo Dias Fontes, cujo prédio foi demolido na madrugada de 8 de março pela Prefeitura de Belford Roxo para a construção de uma praça.
Segundo a promotora de Justiça Paula Campanário, representante do GAEDUC, a creche Geraldo Dias Fontes -- que tem cerca de 80 crianças e bebês -- está provisoriamente alocada no anexo de uma igreja próxima ao prédio demolido. O espaço não tem, contudo, estrutura adequada para funcionar como uma unidade escolar.
O secretário municipal de Educação de Belford Roxo, Denis Macedo, comprometeu-se a transferir as crianças para um local mais adequado à prestação do serviço educacional dentro dos próximos 30 dias (até 11 de maio). Esse novo local servirá para uso provisório até a construção do novo prédio da creche.
Além do MPRJ e da secretaria municipal, estavam presentes o Conselho Municipal de Educação, os funcionários da antiga creche e os representantes legais das crianças.
O encontro foi um desdobramento do acordo realizado pelo MPRJ com o prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, no âmbito do inquérito civil instaurado pela Promotoria de Justiça de Proteção à Tutela Coletiva da Educação do núcleo Duque de Caxias. Esse acordo previa a transferência das crianças para uma escola privada adequada, nas proximidades, após debate com a comunidade escolar, em especial pais e responsáveis pelos alunos.
(Dados coletados diariamente)