Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Núcleo de Sustentabilidade (NSU/MPRJ), órgão integrante da Secretaria-Geral da instituição, elaborou o Plano de Gestão Ecossustentável do MPRJ para os anos 2020 e 2021, já homologado pelo Procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem. Trata-se de um planejamento global das ações de sustentabilidade no âmbito do parquet fluminense, com apresentação detalhada de diagnósticos, séries históricas, indicadores, metas, iniciativas e planos de ação. Vale destacar que o MPRJ é signatário da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente desde 2015, quando obteve seu certificado de adesão, e vem mantendo, desde então, o Selo de Monitoramento.
O Plano aborda tópicos como Uso Racional de Recursos, Gestão de Resíduos, Qualidade de Vida, Licitações Sustentáveis, Sensibilização e Capacitação e Construções Sustentáveis, e aponta para medidas como adoção de critérios de sustentabilidade na aquisição de materiais de consumo e redução do catálogo de itens; redução do consumo de resmas de papel A4, de copos descartáveis, material de limpeza e com equipamentos de impressão; controle de gastos com telefonia fixa e móvel; diminuição do consumo de água e energia elétrica; busca de maior eficiência no uso da frota veicular; reciclagem de papel; descarte de pilhas e baterias; coleta seletiva; políticas de capacitação, comunicação e inclusão; foco em funcionalidade e eficiência energética nas construções; e compartilhamento de licitações; entre outras ações.
“A reunião das ações de sustentabilidade em um só documento possibilitará um melhor monitoramento do andamento das iniciativas e cumprimento das metas definidas pelas equipes multidisciplinares que participaram da elaboração do nosso Plano de Gestão Ecossustentável. O engajamento de toda a administração do MPRJ foi fundamental para a criação do Plano e será decisiva para a concretização dos seus resultados” disse o presidente do Núcleo de Sustentabilidade do MPRJ, Ronaldo Bello Guimarães. O Plano de Gestão Ecossustentável do MPRJ totaliza 27 indicadores, 75 metas e 133 planos de ação e está alinhado com o novo Mapa Estratégico da instituição e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas.
Veja a íntegra do Plano de Gestão Ecossustentável do MPRJ.
O que faz o CAO Meio Ambiente?
O que o MPRJ faz para defender o meio ambiente?
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)